Banca de DEFESA: ELIANA NOGUEIRA BRITO SATURNINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANA NOGUEIRA BRITO SATURNINO
DATA : 15/02/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO:

História oral de vida na trajetória de formação continuada de professores de matemática: possíveis implicações para o engajamento docente 



PALAVRAS-CHAVES:

 Engajamento Docente. História Oral. Formação Continuada. Relação com o Saber. Devir-engajado.



PÁGINAS: 243
RESUMO:

 O objetivo deste estudo é investigar a influência da formação continuada na trajetória docente para o seu engajamento. Elegemos como marco inicial do estudo 2008, período em que se dá o início de vivência da formação continuada dos professores de Matemática, nomeadas de Itinerantes e in loco, da Gerência Regional do Sertão do Alto Pajeú, atual Unidade de Formação Continuada. Além de fontes escritas como documentos, foram utilizados relatos orais de dez professores que participaram/participam dessas vivências. As narrativas constituídas a partir de entrevista com cada participante da pesquisa se deu segundo o aporte teórico da metodologia da História Oral. A análise foi conduzida por categorias de convergências e evidenciou que o engajamento de professores na vivência da formação continuada, ao longo dos 14 anos, e as alterações dos quadros políticos estadual e local marcaram fortemente o processo de formação de professores da região central deste estado. A presente pesquisa está vinculada ao projeto que busca constituir um mapa de "mobilização" da formação de professores no Sertão do Alto Pajeú, suas concepções e seus engajamentos desenvolvidos pela vivência da formação continuada dos professores de Matemática da Gerência Regional do Sertão do Alto Pajeú. A tessitura dessa narrativa e o registro das memórias e experiências dos docentes inauguram um “lugar de memória” acerca de um cenário engajamento docente em formação continuada no modelo itinerante ou in loco, que pode ser tomado como evidência, para se pensar a formação docente no Brasil e, em particular, no estado de Pernambuco.


Abstract: The aim of this study is to investigate the influence of continuing education on the teacher's trajectory for their engagement. We chose 2008 as the starting point of the study, the period in which the continuing education of Mathematics teachers began, named Itinerant and in loco, from the Regional Management of the Sertão do Alto Pajeú, the current Continuing Education Unit. In addition to written sources such as documents, oral reports of ten teachers who participated/participate in these experiences were used. The narratives constituted from interviews with each research participant took place according to the theoretical contribution of the Oral History methodology. The analysis was conducted by convergence categories and showed that the engagement of teachers in the experience of continuing education, over the 14 years, and changes in state and local political frameworks strongly marked the process of training teachers in the central region of this state. This research is linked to the project that seeks to constitute a map of "mobilization" of teacher training in the Sertão do Alto Pajeú, its conceptions and engagements developed by the experience of continuing education of Mathematics teachers of the Regional Management of the Sertão do Alto Pajeú. The fabric of this narrative and the record of the teachers' memories and experiences inaugurate a "place of memory" about a scenario of teacher engagement in continuing education in the itinerant or in loco model, which can be taken as evidence, to think about teacher training in the field. Brazil and, in particular, in the state of Pernambuco.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ERNANDES RODRIGUES DO NASCIMENTO
Interno - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
Presidente - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Notícia cadastrada em: 01/02/2023 16:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04