Banca de DEFESA: FLAVIO VINICIUS VIANA DE HOLANDA

DISCENTE: FLAVIO VINICIUS VIANA DE HOLANDA
DATA : 22/12/2022
LOCAL: Ambiente Virtual

O RPG (role playing game) como ferramenta didática no ensino superior de química orgânica: Contribuições e estudos do jogo “Last Chance of Earth”

Role Playing Games (RPG), Ensino de Química, Química Orgânica, Imaginação, Loopings Imaginários.

Percebe-se pela análise de diversos autores da educação que a força motriz do ensino e aprendizagem é o interesse dos estudantes. Professores clamaram por diferentes ferramentas, assim, surgem os jogos didáticos com a tarefa de vindicar o interesse destes estudantes para o ensino. Tendo isto em vista, o modelo de jogos de RPG (Role Playing Games) constrói-se com uma base teórica abrangente e confirmatória no desenvolvimento de conceitos e habilidades requeridas, e às vezes não alcançadas, pelo ensino. Esta pesquisa teve como objetivo utilizar uma aventura de RPG que servisse como problematização do conhecimento químico orgânico para alcançar o seu objetivo principal. Sendo assim foi aplicado a aventura de RPG, analisado a compreensão dos estudantes no ensino superior sobre conceitos de química orgânica problematizados no jogo sob a ótica do “looping imaginário”, no qual foi investigado e categorizado a partir das falas dos estudantes, expostos na aventura de RPG. Para alcançar estes objetivos, a pesquisa foi centrada em estudantes do ensino superior de química do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Nos procedimentos metodológicos apresentou-se o RPG Last Chance of Earth esquematizado sem testes prévios. Em linhas gerais, o jogo aborda um cenário pós-apocalíptico e distópico, onde a humanidade perece diante de um vírus que transforma e mata as pessoas. Nesse contexto, um grupo de pessoas é levado a um cenário onde precisam enfrentar desafios a fim de encontrar a cura para o vírus, o que representaria a salvação para a Terra, sua última chance. Alguns dos desafios propostos abordam conceitos vistos em aulas de Química Orgânica, como os ácidos carboxílicos e as aminas. Outros desafios versam sobre conflitos, confrontos característicos de um jogo desse tipo, onde a sorte é decidida nos dados. A pesquisa foi feita a partir da abordagem qualitativa e exploratória, utilizamos de procedimentos técnicos do Estudo de Caso para o desenvolvimento/descobrimento de dados envolvendo o RPG Last Chance of Earth. Então, após a aplicação do jogo, foi realizada a análise do conteúdo (em sua função heurística) das contribuições, nos processos imaginativos, sobre a contextualização do conceito químico em RPGs. Pois foi possível observar potenciais curvas de movimentos dos loopings imaginários dos jogadores, a partir de diálogos entre eles e com o mestre. Sendo assim, incorporando o universo de ferramentas didáticas e validando a utilização dos RPGs como tais ferramentas.

Presidente - ***.405.661-** - EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI - UnB
Interno - 1822368 - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
Externa à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS PORTO - UNILA
Notícia cadastrada em: 21/12/2022 11:31