Banca de DEFESA: JOSE JULIO GOMES DA SILVA

DISCENTE: JOSE JULIO GOMES DA SILVA
DATA : 20/12/2022
LOCAL: Ambiente Virtual

ENSINO FUNDAMENTADO EM MODELAGEM PARA OS CONCEITOS DE ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA: uma análise das habilidades cognitivas e metacognitivas.

Modelos; Modelagem; Habilidades Cognitivas; Habilidades Metacognitivas.

.

Ensinar ciências a partir de uma metodologia fundamentada em modelagem, consiste em inserir os estudantes em atividades de sucessivas construções de modelos. O que contribui não somente para uma construção adequada do conhecimento por eles, mas também para desenvolvimento de habilidades pertinentes ao processo de investigação científica. Habilidades essas que são requeridas e/ou utilizadas nas diferentes etapas do processo de modelagem e que colaboram para o desenvolvimento de um ensino de ciências mais autêntico. Nessa perspectiva, tinha-se como objetivo: analisar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas a partir de uma proposta de ensino fundamentada na construção de modelos. Na intenção de atingir esse objetivo recorreu-se a uma metodologia de caráter qualitativo, contando com a participação de discentes do curso de Química- licenciatura, do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, localizado na cidade de Caruaru-Pernambuco. A construção dos dados desse estudo foi realizada em quatro momentos de encontro síncronos, onde foram realizadas atividades de modelagem e posteriormente entrevistas semiestruturadas com os participantes, ambas etapas em ambiente virtual. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram as atividades de modelagem desenvolvidas e as entrevistas. A partir deles foi possível identificar quais habilidades cognitivas e metacognitivas foram requisitadas aos estudantes na realização das diferentes etapas do processo de modelagem dentro do contexto deste estudo. Dessa forma, foi possível entender como estas habilidades estão relacionadas com a ações desempenhadas pelos discentes na construção dos seus modelos, e de que maneira elas colaboram para o aprimoramento deles. Além disso, foi possível tratar a respeito da relação das habilidades metacognitivas com o modelo metacognitivo de Nelson e Narens (1996) e da própria relação entre as habilidades no processo de modelagem. Por fim, foram apontados alguns pontos, entendidos como limitações da metodologia de ensino proposta, e no que se refere também a aspectos metodológicos da pesquisa.

Externa à Instituição - ANALICE DE ALMEIDA LIMA
Presidente - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
Interna - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 16/12/2022 11:54