A Teoria de Campo Conceitual e o ensino de Física: o uso de metodologias para verificação de esquemas e invariantes operatórios
Campos Conceituais.
Esquemas.
Aprendizagem Significativa.
Ensino de Física.
Esse projeto propõe a aplicação e experimentação de uma sequência didática para o conceito de lançamento oblíquo a partir de quatro metodologias diferenciadas fundamentada na Teoria de Campos Conceituais de Vergnaud (1996), e na Teoria da Aprendizagem Significativa, na perspectiva de Ausubel (1918 - 2008). Dessa forma, analisaremos as possíveis contribuições e limitações das metodologias para a ampliação dos campos conceituais sobre lançamento oblíquo. A abordagem da pesquisa será qualitativa, a pesquisa será aplicada a seis estudantes do Ensino Médio e utilizará como instrumentos de análise as construções, a partir da experimentação de metodologias, realizadas pelos estudantes, com a intenção de compreender e interpretar os dados coletados a partir do contato direto com a situação problema, tomando-se como referência o levantamento de dados feito por meio de apresentação de vídeo, experimento prático, utilização do Phet e uso do Kahoot para o grupo focal, e problemas de papel e lápis para o grupo controle.. A análise de conteúdo será a partir dos fundamentos de Bardin (2011): a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados - a inferência e interpretação.