Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA CICERA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA CICERA FERREIRA
DATA : 15/12/2022
LOCAL: Centro Acadêmico do Agreste

A Teoria de Campo Conceitual e o ensino de Física: o uso de metodologias para verificação de esquemas e invariantes operatórios

Campos Conceituais.

Esquemas.

Aprendizagem Significativa.

Ensino de Física.

Esse projeto propõe a aplicação e experimentação de uma sequência didática para o conceito de lançamento oblíquo a partir de quatro metodologias diferenciadas fundamentada na Teoria de Campos Conceituais de Vergnaud (1996), e na Teoria da Aprendizagem Significativa, na perspectiva de Ausubel (1918 - 2008). Dessa forma, analisaremos as possíveis contribuições e limitações das metodologias para a ampliação dos campos conceituais sobre lançamento oblíquo. A abordagem da pesquisa será qualitativa, a pesquisa será aplicada a seis estudantes do Ensino Médio e utilizará como instrumentos de análise as construções, a partir da experimentação de metodologias, realizadas pelos estudantes, com a intenção de compreender e interpretar os dados coletados a partir do contato direto com a situação problema, tomando-se como referência o levantamento de dados feito por meio de apresentação de vídeo, experimento prático, utilização do Phet e uso do Kahoot para o grupo focal, e problemas de papel e lápis para o grupo controle.. A análise de conteúdo será a partir dos fundamentos de Bardin (2011): a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados - a inferência e interpretação.

Presidente - 2527886 - AUGUSTO CESAR LIMA MOREIRA
Interno - 2584345 - ERNESTO ARCENIO VALDES RODRIGUEZ
Externo ao Programa - 2887152 - SERGIO DE LEMOS CAMPELLO - UFPE
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 14:59