Banca de DEFESA: JOÃO PEDRO OLIVEIRA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PEDRO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
DATA : 15/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

O USO DE JOGOS DURANTE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO EM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO
AUTISTA (TEA): contribuições à prática pedagógica no ensino da
matemática


PALAVRAS-CHAVES:

Transtorno do Espectro Autista, Jogos, Atendimento Educacional Especializado, Sala de Recursos Multifuncionais, Educação Matemática.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

A presente pesquisa abordará a temática da importância dos jogos no processo
de ensino-aprendizagem da Matemática para estudantes com Transtorno do
Espectro Autista (TEA). O objeto pode ser delineado como o uso de jogos
durante o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de
Recursos Multifuncionais (SRM), como facilitador do ensino matemático para
estudantes com TEA, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A hipótese que
ora se apresenta é a de que a experiência com jogos consiste numa prática
pedagógica de imensurável contribuição para o ensino da Matemática, durante
o AEE, para estudantes com TEA que estão cursando os anos iniciais do Ensino
Fundamental. Sustentamos que o uso de jogos possibilita subsídios para que o
professor desenvolva, junto a criança, a autoconfiança e a independência,
estabelecendo uma aprendizagem significativa e, ao mesmo tempo, inovadora.
Deste entendimento, propusemos a seguinte questão norteadora: como os
professores de AEE elaboram propostas a partir da utilização de jogos, para a
inclusão de alunos com TEA, no processo de ensino e aprendizagem da
Matemática? Objetiva-se, com este estudo: identificar quais jogos os professores
de AEE trabalham nas SRM, durante o atendimento; caracterizar a mediação da
aprendizagem da criança com TEA e sua relação com os conceitos matemáticos
a serem apreendidos nas SRM; discutir, no contexto das SRM, as práticas
pedagógicas de educação matemática, na perspectiva da inclusão escolar do
estudante com TEA. Em busca de compreender o panorama das investigações
que permeiam o tema da presente pesquisa, definimos a metodologia como
Revisão Sistemática da Literatura (RSL), seguindo as orientações dos estudos
de Okoli (2019); análise documental e; pesquisa de campo. Nosso recorte se
refere ao modo como ocorre o AEE por meio da utilização de jogos, a partir da
análise do processo de ensino e aprendizagem da matemática, nas SRM. Com
abordagem descritiva e qualitativa, a análise e discussão dos dados vale-se da
análise criteriosa de documentos consistentes acerca da legislação referente à
educação inclusiva, pertinentes ao desenvolvimento desta pesquisa, além das
contribuições teóricas de grandes autores, como Cunha, Orrú, Kishimoto,
Vygotsky, Kranz, Zabala, entre outros. Frente aos resultados obtidos,
pretendemos constatar a hipótese supracitada, de que o uso dos jogos surge
como fator determinante para uma aprendizagem significativa, nas aulas de
Matemática, durante o AEE. Em ampla perspectiva, esta pesquisa busca
contribuir com a produção de uma bibliografia pouco abordada nos bancos de
dados acadêmicos oficiais, acerca do objeto delimitado, a fim de romper as
amarras que dificultam a prática da educação inclusiva de qualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2937706 - MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
Presidente - ***.027.667-** - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFPE
Externo à Instituição - RICARDO DESIDÉRIO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 13:41
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