FORMAÇÃO HUMANA E PRÁTICAS ACOLHEDORAS DOS DOCENTES QUE ENSINAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O FORTALECIMENTO DA RESILIÊNCIA DOS DISCENTES PERTENCENTES ÀS FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS
Formação Humana; Ensino Fundamental; Formação Docente;
Homoparentalidade e Homofobia; Resiliência.
Esta pesquisa pretende destacar a importância de, no espaço escolar, haver um
olhar respeitoso, sensível e afetuoso voltado ao cenário da homoparentalidade e ao
fortalecimento da resiliência, presentes em práticas humanizadas. O objetivo geral
que propomos é: Compreender como a Formação Humana e as práticas
acolhedoras dos Docentes, que ensinam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
podem fortalecer a resiliência dos discentes pertencentes às famílias
homoparentais, este objetivo está alinhado com os objetivos espeíficos. Para tanto,
iremos nos debruçar nos estudos realizados pelos seguintes pesquisadores:
Maurice Tardif para fundamentar os estudos sobre a Formação Docente; Otto
Friedrich Bollnow e Ferdinand Röhr para a temática da Formação Humana;
Elizabeth Zambrano, para embasar o tema da Homoparentalidade; e Victor E.
Frankl e Boris Cyrulnik, para a resiliência. A nossa pesquisa está caracterizada
como qualitativa e de campo, no momento em que iremos entrevistar docentes de
duas escolas que possuam, regularmente matriculados, discentes pertencentes às
famílias homoparentais, e com os pais e/ou mães destas famílias. Adotaremos a
Análise de Conteúdo de Bardin para a análise dos dados obtidos.