Banca de DEFESA: MARIA JACQUELINE DA SILVA

DISCENTE : MARIA JACQUELINE DA SILVA
DATA : 31/08/2022
LOCAL: CAA - Através de meios remotos em virtude da Pandemia de COVID19

ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ANÁLISE DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS MULTISSERIADAS DA EDUCAÇÃO MULTISSERIADA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO-PE

Etnomatemática, Educação do Campo, currículo, ensino de Matemática, educação multisseriada do campo.

Este trabalho de dissertação está no formato multipaper (coletânea de artigos); foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Tivemos como objetivo analisar o currículo de matemática de escolas multisseriadas da educação multisseriada do campo da rede municipal de São Caetano-PE, e sua relação com a perspectiva da Etnomatemática e Educação do Campo. Para alcançarmos esse objetivo, desenvolvemos três artigos, que inter-relacionam dentro da nossa temática geral de pesquisa “Etnomatemática e Educação do Campo”. Sendo que na metodologia do artigo I, consideramos a abordagem de Maria Salett Biembengut acerca do mapeamento em pesquisas educacionais; bem como as características do mapeamento na estrutura vertical e horizontal, de José Dilson Beserra Calvancanti; coletamos dados, por meio de um levantamento de trabalhos, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES. Na metodologia do artigo II, consideramos a abordagem qualitativa de caráter documental, no qual coletamos dados tanto na fonte do Currículo de Pernambuco, pelo acesso on-line, quanto em outras fontes que tratam sobre a temática da pesquisa. Já na metodologia do artigo III, consideramos a pesquisa teórica. Dentre os resultados que tivemos, constatamos que a rede municipal de São Caetano-PE, atualmente toma como referência a proposta curricular do currículo generalizado; e de maneira geral, há nos dias atuais um desenvolvimento da Etnomatemática na Educação do Campo, em perspectivas curriculares, somente na teoria; sendo que na teoria não identificamos exemplo de prática de desenvolvimento da Etnomatemática na Educação do Campo, em perspectivas curriculares por parte de comunidades escolares do campo brasileiro.

Interno - 770.449.834-72 - FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA - UFPE
Presidente - 1528949 - JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
Externo à Instituição - WILTER FREITAS IBIAPINA - UFPI
Notícia cadastrada em: 26/08/2022 14:26