Banca de DEFESA: MARIA JACQUELINE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA JACQUELINE DA SILVA
DATA : 31/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: CAA - Através de meios remotos em virtude da Pandemia de COVID19
TÍTULO:

ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ANÁLISE DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS MULTISSERIADAS DA EDUCAÇÃO MULTISSERIADA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO-PE


PALAVRAS-CHAVES:

Etnomatemática, Educação do Campo, currículo, ensino de Matemática, educação multisseriada do campo.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Este trabalho de dissertação está no formato multipaper (coletânea de artigos); foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Tivemos como objetivo analisar o currículo de matemática de escolas multisseriadas da educação multisseriada do campo da rede municipal de São Caetano-PE, e sua relação com a perspectiva da Etnomatemática e Educação do Campo. Para alcançarmos esse objetivo, desenvolvemos três artigos, que inter-relacionam dentro da nossa temática geral de pesquisa “Etnomatemática e Educação do Campo”. Sendo que na metodologia do artigo I, consideramos a abordagem de Maria Salett Biembengut acerca do mapeamento em pesquisas educacionais; bem como as características do mapeamento na estrutura vertical e horizontal, de José Dilson Beserra Calvancanti; coletamos dados, por meio de um levantamento de trabalhos, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES. Na metodologia do artigo II, consideramos a abordagem qualitativa de caráter documental, no qual coletamos dados tanto na fonte do Currículo de Pernambuco, pelo acesso on-line, quanto em outras fontes que tratam sobre a temática da pesquisa. Já na metodologia do artigo III, consideramos a pesquisa teórica. Dentre os resultados que tivemos, constatamos que a rede municipal de São Caetano-PE, atualmente toma como referência a proposta curricular do currículo generalizado; e de maneira geral, há nos dias atuais um desenvolvimento da Etnomatemática na Educação do Campo, em perspectivas curriculares, somente na teoria; sendo que na teoria não identificamos exemplo de prática de desenvolvimento da Etnomatemática na Educação do Campo, em perspectivas curriculares por parte de comunidades escolares do campo brasileiro.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 770.449.834-72 - FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA - UFPE
Presidente - 1528949 - JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
Externo à Instituição - WILTER FREITAS IBIAPINA - UFPI
Notícia cadastrada em: 26/08/2022 14:26
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