Banca de DEFESA: LEILIANE ALVES DA SILVA

DISCENTE : LEILIANE ALVES DA SILVA
DATA : 31/08/2022
LOCAL: CAA - Através de meios remotos em virtude da Pandemia de COVID19

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O CONCEITO DE ENERGIA POR MEIO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS

Perfil Conceitual, Questões Sociocientíficas, Energia.

A presente pesquisa se propõe a analisar a dimensão da aprendizagem da Teoria dos Perfis Conceituais a partir de uma sequência didática estruturada em Questões Sociocientíficas (QSCs) sobre o conceito de energia. Justificamos a articulação entre a teoria dos perfis conceituais e as QSCs pela questão da mobilização da aprendizagem a partir dos aspectos teóricos e metodológicos da Teoria dos Perfis Conceituais, bem como o enriquecimento e a tomada de consciência associada as QSCs. Essa aprendizagem ocorre por meio de diálogos, debates, conversas e construções de atividades que podem proporcionar um estudante mais participativo, reflexivo, com um pensamento mais crítico diante de situações controversas que envolvem a ciência, tecnologia e a sociedade. Além disso, o conceito de energia foi escolhido para este trabalho por ser um termo de ampla utilização na Ciência, por ser um conteúdo que é trabalhado no Ensino Médio e por apresentar diferentes significados e usos em situações cotidianas, escolares e científicas. Para a coleta de dados, elaboramos e aplicamos uma Sequência Didática em nove momentos, que foi aplicado em aulas de Química, com estudantes de uma turma de 3° ano do Ensino Médio, da Escola de Referência em Ensino Médio Francisco Madeiros, localizada na cidade de Garanhuns – Pernambuco. Essa intervenção está centrada em abordar o conceito de energia e os seus diferentes contextos na sala de aula, para discutir que não existe apenas um único modo de pensar o conceito, mas uma pluralidade que percorre o contexto científico e cotidiano, a partir de questões controversas. A análise das concepções prévias, bem como da entrevista, dos debates e das produções dos estudantes evidenciou a emergência das seis zonas do perfil conceitual de energia, a saber: energia como algo espiritual ou místico, energia funcional/utilitarista, energia como movimento, energia como algo material, energia como agente causal das transformações e energia como grandeza que se conserva. No entanto, as zonas que não eram científicas predominaram mais nas análises dos questionários e da entrevista, nas demais análises houve a emergência de todas as zonas. Percebemos, também, a relação entre os modos de pensar utilizados para discutir as QSCs e o estabelecimento de aspectos relacionados ao trabalho com tais questões, permitindo assim o debate sobre a controvérsia e à necessidade de tomada de decisão por parte dos estudantes. Ou seja, a consideração de contextos diferentes do científico pode ajudar na reflexão sobre as relações sociocientíficas e tecnológicas em sala de aula.

Externa à Instituição - ANGELICA OLIVEIRA DE ARAÚJO - UFVJM
Externo à Instituição - ANTÔNIO INACIO DINIZ JÚNIOR - UFRPE
Interno - 060.503.904-60 - FLÁVIA CRISTIANE VIEIRA DA SILVA - UFRPE
Presidente - 049.741.594-10 - JOSE EUZEBIO SIMOES NETO - UFRPE