Banca de DEFESA: ANNY MARGARETT FERNANDES DE MELO

DISCENTE : ANNY MARGARETT FERNANDES DE MELO
DATA : 31/08/2022
LOCAL: CAA - Através de meios remotos em virtude da Pandemia de COVID19

ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES A PARTIR DA IMAGINAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO JOGO DIGITAL BATALHA QUIMICARD

Imaginação, horizonte da aprendizagem, looping da imaginação, jogos digitais, EGameFlow

Nesta pesquisa, buscamos analisar como alunos do ensino superior constroem significados acerca do conteúdo de ácidos e bases, a partir do papel da imaginação como função mental superior por meio da utilização do jogo digital Batalha Quimicard (BC). Com base na psicologia sociocultural, a luz da teoria da aprendizagem vigotskiana, consideramos que um dos elementos importantes na aprendizagem é a interação social e, a partir dela, os sujeitos são capazes de projetar novos conhecimentos a partir da imaginação. Para compreender este processo, adotamos o modelo do looping da imaginação, considerando também a natureza do jogo, aqui entendido como um elemento de resistência (gengestand). Avaliamos, também, a usabilidade do jogo Batalha Quimcard a partir do modelo do EGameFlow e o quanto o prazer do jogador influenciará em sua aprendizagem. Para compreender de que forma ocorre o processo do desenvolvimento da aprendizagem, dividimos nosso caminho metodológico nas seguintes etapas: na coleta de dados - 1) realização de entrevista pré-diagnóstica acerca do conteúdo de ácidos e bases, 2) apresentação do jogo BC juntamente com o manual de instruções e suas regras, 3) registro em áudio e vídeo das trocas discursivas e da tela do dispositivo móvel dos participantes durante uma partida do (BC) e 4) aplicação de 2 questionários pós-jogo, para avaliar como se dá a projeção de significados nos horizontes da aprendizagem pós jogo e avaliar a usabilidade pelo modelo do EGameFlow.Já na análise dos dados, tivemos as etapas - 1) Internalização X Externalização — análise das trocas discursivas. 2)  Generalização/abstração X Implausibilidade – utilizando o modelo do looping da imaginação. 3) Análise pelo modelo do EGameFlow. A partir dos dados analisados, identificamos que os estudantes, em uma situação de aprendizagem, novos significados são projetados a partir de movimentos que caracterizam abstração/generalização e implausibilidade. Isso indica a importância do processo imaginativo no levantamento de hipóteses e possíveis respostas para questões colocadas. Além disso, obtivemos um feedback aceitável através do   modelo do EgameFlow para a utilização do jogo BC.

Externa à Instituição - Mayara Soares de Melo
Presidente - 1822368 - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
Interno - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
Notícia cadastrada em: 24/08/2022 16:57