ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES A PARTIR DA IMAGINAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO JOGO DIGITAL BATALHA QUIMICARD
Imaginação, horizonte da aprendizagem, looping da imaginação, jogos digitais, EGameFlow
Nesta pesquisa, buscamos analisar como alunos do ensino superior constroem significados acerca do conteúdo de ácidos e bases, a partir do papel da imaginação como função mental superior por meio da utilização do jogo digital Batalha Quimicard (BC). Com base na psicologia sociocultural, a luz da teoria da aprendizagem vigotskiana, consideramos que um dos elementos importantes na aprendizagem é a interação social e, a partir dela, os sujeitos são capazes de projetar novos conhecimentos a partir da imaginação. Para compreender este processo, adotamos o modelo do looping da imaginação, considerando também a natureza do jogo, aqui entendido como um elemento de resistência (gengestand). Avaliamos, também, a usabilidade do jogo Batalha Quimcard a partir do modelo do EGameFlow e o quanto o prazer do jogador influenciará em sua aprendizagem. Para compreender de que forma ocorre o processo do desenvolvimento da aprendizagem, dividimos nosso caminho metodológico nas seguintes etapas: na coleta de dados - 1) realização de entrevista pré-diagnóstica acerca do conteúdo de ácidos e bases, 2) apresentação do jogo BC juntamente com o manual de instruções e suas regras, 3) registro em áudio e vídeo das trocas discursivas e da tela do dispositivo móvel dos participantes durante uma partida do (BC) e 4) aplicação de 2 questionários pós-jogo, para avaliar como se dá a projeção de significados nos horizontes da aprendizagem pós jogo e avaliar a usabilidade pelo modelo do EGameFlow.Já na análise dos dados, tivemos as etapas - 1) Internalização X Externalização — análise das trocas discursivas. 2) Generalização/abstração X Implausibilidade – utilizando o modelo do looping da imaginação. 3) Análise pelo modelo do EGameFlow. A partir dos dados analisados, identificamos que os estudantes, em uma situação de aprendizagem, novos significados são projetados a partir de movimentos que caracterizam abstração/generalização e implausibilidade. Isso indica a importância do processo imaginativo no levantamento de hipóteses e possíveis respostas para questões colocadas. Além disso, obtivemos um feedback aceitável através do modelo do EgameFlow para a utilização do jogo BC.