Banca de DEFESA: JOSE LUCAS FIALHO BELEM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE LUCAS FIALHO BELEM
DATA : 30/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: CAA - Através de meios remotos em virtude da Pandemia de COVID19
TÍTULO:

Inteligência Emocional e Criatividade: Um estudo descrito em professores de Química


PALAVRAS-CHAVES:

Criatividade. Inteligência Emocional. Competências Emocionais. Ensino de Química


PÁGINAS: 128
RESUMO:

Não raro encontramos professores desmotivados nos espaços acadêmicos e parte
desta desmotivação parece ser produto da padronização dos espaços escolares. A
criatividade tem sido apresentada, neste contexto, como um recurso potencialmente
capaz de favorecer uma mudança de rumo, apresentando-se como um caminho para a
superação de dificuldades. O presente estudo tem por objetivo geral: Identificar se há
uma correlação entre a Inteligência Emocional e a criatividade em professores de
Química localizados em escolas de referência no estado de Pernambuco. Como
objetivos específicos: Identificar como ocorre a distribuição das competências
emocionais nos professores da rede estadual de ensino de Pernambuco; identificar
quais os principais fatores que dificultam o desenvolvimento da criatividade nestes
professores e; relacionar os domínios da automotivação, autogestão e
autoconhecimento à criatividade apresentada pelos professores. Para a coleta dos
dados sobre inteligência emocional utilizamos a Escala Veiga-Branco das
Competências da Inteligência Emocional (BRANCO, 2004) que nos permitiu conhecer
a competência emocional apresentada pelos participantes em um dado recorte de
tempo. Para a medição da criatividade utilizamos a Técnica da Avaliação da
Criatividade, proposta por Amabile (1985). A correlação da criatividade com a
inteligência emocional foi feita a partir de um modelo de regressão linear múltipla,
apresentando um coeficiente de correlação igual a 0,997 para o fator Racionalizar a
Raiva. O modelo de correlação foi confrontado com os dados obtidos através de
entrevista semiestruturada, na perspectiva de Análise do Conteúdo de Bardin (2011),
que possibilitou um tratamento qualitativo das informações. A Análise do Conteúdo
permitiu uma interpretação a respeito das possíveis barreiras à manifestação da
criatividade, bem como sua relação com a inteligência emocional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2536752 - ANA LUCIA GALVAO LEAL CHAVES
Externo à Instituição - HELCIO JOSE BATISTA - UFRPE
Interno - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
Notícia cadastrada em: 23/08/2022 17:31
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