Banca de DEFESA: LILIANA GABRIELLE BARBOSA LUNA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIANA GABRIELLE BARBOSA LUNA
DATA : 25/08/2022
HORA: 17:00
LOCAL: CAA - Através de meios remotos em virtude da Pandemia de COVID19
TÍTULO:

RECONTEXTUALIZAÇÃO E CULTURA DIGITAL – A divulgação científica feita
por graduandos de Física, no Instagram, acerca das mulheres na Ciência


PALAVRAS-CHAVES:

Divulgação científica, Recontextualização, Mulheres cientistas, Instagram.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

O presente trabalho desenvolve uma investigação sobre a produção de conteúdo de
divulgação científica para redes sociais, como é o caso do Instagram, feita por
licenciandos da disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em
Física da UFPE/CAA na temática das contribuições de cientistas mulheres para a
Ciência, a partir do contexto teórico do que se compreende por divulgação científica e
por recontextualização do discurso – conforme Bernstein (1996). A metodologia
utilizada classifica-se como qualitativa, mais especificamente, como um estudo de
caso, e busca, a partir dos dados obtidos, permitir a realização de uma análise dos
materiais produzidos e publicados no perfil “Tem Física Aí?” e também do processo
de produção, a partir dos questionários e dos relatos feitos no momento de
socialização final da disciplina via Google Meet. Com a análise feita, foi possível então
responder ao objetivo geral, de compreender como se dá o processo de produção
desse conteúdo de divulgação de ciências, quando o ambiente utilizado para isso é o
Instagram e responder também a alguns outros objetivos, como identificar as
metodologias e/ou estratégias utilizadas por eles na produção e recontextualização
do conteúdo, assim como as dificuldades e limitações encontradas no processo de
produção e na própria rede social utilizada. Os resultados obtidos apontaram
características próprias desse formato de divulgação científica, atreladas a presença
de marcas indicativas da recontextualização do discurso, como o discurso regulativo
e o discurso instrucional, e evidenciaram que, de fato, o discurso da informação,
característico da divulgação científica, pode ser tratado de modo análogo a um
discurso pedagógico. Além disso, foi possível se obter uma compreensão e
estabelecer discussões acerca de como se deu o processo de produção do material
como um todo, feito pelos licenciandos, enquanto divulgadores de Ciência e enquanto
futuros professores que necessitam buscar novas metodologias que visem contribuir
com o ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - GRACIELLA WATANABE - UFABC
Presidente - 2584345 - ERNESTO ARCENIO VALDES RODRIGUEZ
Interna - 1199128 - TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 23/08/2022 15:29
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