Banca de DEFESA: LIVIA ELAINE DA SILVA SANTOS

DISCENTE : LIVIA ELAINE DA SILVA SANTOS
DATA : 23/08/2022
LOCAL: Bloco H do CAA

AS DECISÕES DIDÁTICAS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino de Álgebra, Pensamento Algébrico, Decisões Didáticas

O presente estudo tem por objetivo analisar as macro-decisões do professor de matemática para o desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Tomamos como referencial teórico a Didática da Matemática, área de conhecimento de origem francesa, por ter como objeto de estudo os processos de ensino e de aprendizagem da matemática e interessar-se na construção do conhecimento pelo próprio sujeito, empreendemos nosso estudo à luz da Teoria das Situações Didáticas que se constitui em um modelo teórico para estudar a relação didática que se estabelece na tríade professor, aluno e o saber, especialmente o modelo de estruturação do meio proposto por Brousseau (1986) e o Modelo de Níveis da Atividade do Professor enriquecido por Margolinas (2002, 2005), que vislumbra o papel da atividade do professor nessa relação. Nossa metodologia se constitui de uma abordagem qualitativa e baseia-se no estudo de caso de um professor de matemática que leciona no 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual na cidade de Pesqueira/PE. As análises são discutidas e apresentadas a partir do planejamento de aula elaborado pelo professor sobre o saber matemático equação do 1º grau e da entrevista semiestruturada on-line, sob o ponto de vista dos conhecimentos e concepções mobilizados pelo professor sobre ensino e aprendizagem, as intenções do professor ao organizar o meio e a escolha das atividades, bem como suas instruções. Os resultados mostram que a noção de pensamento algébrico precisa ser amplamente discutida na formação inicial e continuada do professor, bem como clarificada nas orientações curriculares sobre o ensino de álgebra. De modo geral, o professor aponta várias estratégias de ensino importantes para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Acrescentamos ainda, que as escolhas feitas e as decisões didáticas tomadas pelo professor estabelecem aproximação com essa forma de pensar.

Presidente - 770.449.834-72 - FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA - UFPE
Externo à Instituição - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Interno - 009.027.667-16 - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFPE
Notícia cadastrada em: 22/08/2022 23:58