Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ANTONIO COELHO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS ANTONIO COELHO JUNIOR
DATA : 26/05/2022
LOCAL: CAA - Através de meios remotos em virtude da Pandemia de COVID19

A utilização do perfil conceitual de átomo na educação de jovens e adultos

Perfil Conceitual. Átomo. Educação de Jovens e Adultos.

O presente projeto de pesquisa está centrado na possibilidade de utilização da Teoria dos Perfis Conceituais para o planejamento de atividades em sala de aula, especificamente para a educação de jovens e adultos, a EJA, visando o ensino e a aprendizagem do conceito de átomos e dos estados físicos da matéria. Dois objetivos foram alinhados, a saber; analisar as potencialidades de uma sequência didática sobre átomos e modelos atômicos, elaborada com base na teoria dos perfis conceituais, para a construção de conhecimentos por alunos da EJA e analisar a emergência das zonas do perfil conceitual de átomo em estudantes da EJA por meio de diferentes atividades estruturadas em uma sequência de ensino e aprendizagem. Assim, buscamos a elaboração e aplicação de uma sequência didática, utilizando como elemento de organização os três momentos pedagógicos, baseados na problematização e resolução de uma situação relacionada com o cotidiano do estudante. O primeiro momento, problematização inicial, conta com a resolução de questionário, baseado em seis problemas contextualizados, exibição de documentário e debate sobre o vídeo. O segundo momento, organização do conhecimento, é marcado por uma aula expositiva dialogada, com foco na origem e evolução das ideias atômicas, aplicações na sociedade e na pluralidade de modos de pensar e formas de falar sobre átomos. Por fim, o terceiro e último momento, é a aplicação do conhecimento, e conta com uma roda de debates, buscando evidenciar os significados sobre átomos e estados físicos dos materiais que emergem nas falas dos estudantes, na discussão sobre as atividades realizadas ao longo da sequência didática. Os dados coletados serão analisados em busca da emergência das zonas do perfil conceitual de átomos e estados físicos dos materiais, a partir da relação entre modos de pensar e formas de falar.

Interno - 1822368 - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
Presidente - 049.741.594-10 - JOSE EUZEBIO SIMOES NETO - UFRPE
Externo ao Programa - 2495595 - RICARDO LIMA GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 25/05/2022 13:33