DIMENSÕES E COMPETÊNCIAS LÚDICAS: um olhar sobre os saberes docentes
Ludicidade; Dimensões Lúdicas; Competências Lúdicas; Saberes Docentes.
O presente trabalho de pesquisa tem o objetivo de investigar quais as dimensões e
competências que os professores de matemática apresentam a respeito da
ludicidade, mais especificamente dos jogos, para diferentes níveis de escolarização
e como os saberes docentes estão articulados a utilização do lúdico. Como suporte
teórico, utilizamos os estudos sobre as Dimensões e as Competências Lúdicas
(LIMA, 2015), juntamente com os Saberes Docentes (SHULMAN, 1987; NÓVOA,
1992; PIMENTA, 1995; SAVIANI, 1996; ALTET, 2000; GAUTHIER, 2013; TARDIF,
2014). A partir da revisão de literatura, verificamos que a temática é de extrema
importância, visto que se faz necessário discutir sobre como foi ou está sendo
desenvolvida a formação dos professores, os estudos realizados acerca do tema
abordado, as dificuldades e sucessos existentes nesse processo. Por se tratar de
uma pesquisa qualitativa, utilizaremos como instrumento de coleta um questionário
que será aplicado com professores do ensino fundamental, médio e superior, a fim
de termos conhecimento das diversas perspectivas existentes sobre o lúdico, os
saberes docentes e como ambos se relacionam no contexto educacional. Além de
verificarmos como se desenvolveu ou está sendo desenvolvida a formação, inicial ou
continuada, dos professores de matemática através das categorizações dos autores
citados.