“Bora” ver esse filme? O cinema como recurso na educação em ciências e
formação docente
Cinema, Educação em Ciências, Formação de professores,
Oficina didática, Análise Fílmica, Sequência didática.
Buscando conhecer as características que fazem a relação do cinema com a
educação em ciências ser tão importante nos contextos educacionais é que esta
pesquisa está sendo desenvolvida. Procurando aqui habilitar futuros profissionais na
compreensão da potencialidade que os filmes tem e na prática de usá-los como
instrumentos na educação. Então, buscaremos elaborar um processo formativo
interdisciplinar no formato de oficina didática, adaptando a metodologia de Vieira e
Volquind (2002), para licenciandos do curso de Ciências da Natureza
(CCINAT/UNIVASF), do campus Serra da Capivara – São Raimundo Nonato – PI.
Discutiremos com esses estudantes práticas, recursos e metodologias que
acreditamos ser importantes para auxilia-los na análise do potencial pedagógico de
um filme e sua utilização no contexto educacional. Para a construção desse tipo de
material e também para as futuras análises dos dados nos fundamentamos nas
discussões apresentadas por Guimarães e Giordan (2013), sobre a elaboração de
sequencias didáticas e as análises dos saberes docentes do professor de ciência,
desenvolvidos segundo Carvalho e Gil-Pérez (2011). Esta pesquisa procura ampliar
e divulgar os estudos sobre Cinema e Educação e com isso auxiliar na formação de
profissionais aptos a desenvolver estratégias diversificadas para o Ensino de
Ciências