UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES NEUROPEDAGÓGICAS COM ÁREAS DE
FIGURAS PLANAS PARA ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN: uma
proposta com matemática inclusiva no ensino fundamental
Síndrome de Down, Áreas de figuras planas, Neuropedagogia,
Educação Inclusiva.
Nosso trabalho tem como objeto de estudo investigar a prática de ensino dos
professores, acerca do processo de ensino e de aprendizagem do conteúdo área de
figuras planas e a ter como unidade de observação as atividades Neuropedagógicas
usadas com estudantes Down. Para tanto, tomamos como objetivo geral analisar
como a utilização da Neuropedagogia pode contribuir, na prática do professor,
elevando a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem das áreas de figuras
planas, favorecendo ao estudante Down à formação de um pensamento significativo.
A pesquisa, está subdividida em um estudo sobre a Síndrome de Down, a partir de
Mustacchi (2017); sobre a Educação Inclusiva e a Geometria plana e os elementos da
neurociência que podem estimular o processo de ensino e aprendizagem da Criança
Down, buscando problematizar a importância de seu uso em harmonia com a
pedagogia. A investigação propõe no seu desenho metodológico, vivenciar o processo
de investigação a partir de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório,
desejando provocar uma maior reflexão sobre o problema em estudo, buscando
assim, compreender a temática pontuando a importância das atividades
neuropedagógicas aplicadas nos alunos Down e quanto aos dados coletados durante
a entrevista coletiva, trataremos as informações, a partir da análise de conteúdo
(BARDIN,1977), com a categorização temática, identificando as unidades de registro
e de contexto.