Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOEL ARTHUR BARBOSA CORREIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANOEL ARTHUR BARBOSA CORREIA
DATA : 27/04/2022
LOCAL: Vídeoconferência

EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO

Educação Estatística, Letramento Estatístico, Formação de Professores, Currículo, Licenciatura em Matemática

O presente trabalho tem por objetivo analisar a Educação Estatística nos cursos de Licenciatura em Matemática do estado de Pernambuco numa perspectiva do Letramento Estatístico de Gal (2002). Contamos com um referencial teórico acerca da Educação Estatística (EE) e do Letramento Estatístico (LE), além de uma revisão de literatura envolvendo a formação inicial de professores de matemática e o Letramento Estatístico. A pesquisa é classificada como qualitativa tendo por objetivos metodológicos analisar o currículo das Licenciaturas em Matemática do estado de Pernambuco e o conhecimento estatístico de licenciados de matemática. Nossos participantes serão 40 estudantes da licenciatura em Matemática do estado de Pernambuco. Os instrumentos utilizados serão análise documental dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Matemática e um teste estatístico que será respondido pelos estudantes destas instituições. A análise será feita em articulação com o Letramento Estatístico na perspectiva de Gal (2002).

Presidente - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Interno - 770.449.834-72 - FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA - UFPE
Externo à Instituição - REINALDO FEIO LIMA - UNIFESSPA
Externo à Instituição - CESAR DIOGO BEZERRA DA SILVA