A noção de relação ao saber e a teoria dos perfis conceituais: um caminho para entender a valoração dos conceitos
rapport au savoir; relação ao saber; perfis conceituais; ensino de
química; compromissos axiológicos.
A noção de relação ao saber compreende as relações que estabelecemos com os
outros, com o mundo, com nós mesmo, quando expostos à necessidade de
aprender determinada coisa. A teoria dos perfis conceituais, no ensino de ciências,
modela a heterogeneidade de pensamentos sobre um conceito. Assim, o objetivo
deste estudo foi de analisar a possibilidade de a noção de relação ao saber
influenciar a valoração dos diferentes modos de pensar um conceito químico. Para
isso, nos dedicamos a elaboração de uma estrutura multipaper composta de três
artigos específicos, para analisar como a relação ao saber tem sido utilizada no
ensino de química (1), como a teoria dos perfis conceituais tem sido utilizada no
ensino de química (2) e como a relação ao saber poderia influenciar na valoração
dos conceitos (3). A noção de relação ao saber no ensino de química tem sido
utilizada para avaliar a disposição de professores para o uso de atividades
experimentais. Os perfis conceituais têm sido muito utilizados no ensino de química,
na proposição de sequências didáticas. Acreditamos na possibilidade dos modos de
pensar e formas de falar um conceito químico serem influenciados pela relação ao
saber do indivíduo, visto que esta influencia a forma como o sujeito mobiliza-se ou
não para uma determinada atividade, ou até mesmo visto que a relação com o saber
é também relação com a linguagem.