Banca de DEFESA: CAMILA MARIA SANTIAGO FAGUNDES

DISCENTE : CAMILA MARIA SANTIAGO FAGUNDES
DATA : 23/02/2022
LOCAL: UFPE

OLHARES AFROCENTRADOS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Currículo, Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação das Relações Étnico-raciais, Teoria da Afrocentricidade.

Esta dissertação analisou a importância das discussões acerca das Relações étnico-raciais, no curso de licenciatura em ciências biológicas. Esta Dissertação teve como questão central: como a educação das relações étnico-raciais ocupa marginalidade/centralidade no curso de licenciatura de Ciências Biológicas da UFPE?  O objetivo geral foi: compreender a marginalidade/centralidade da educação das relações étnico-raciais no curso de licenciatura de Ciências Biológicas da UFPE. A teoria da afrocentricidade foi o eixo epistemológico escolhido, dado o entendimento de que ela evidencia o protagonismo do povo preto promovendo sua autonomia, o que foi consolidado na pesquisa pela utilização de localização, uma das categorias proposta pela teoria e apontada por Asante e Noguera, referenciados neste texto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória e de campo, foi realizada com discentes, docentes e coordenador(a) do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da UFPE campus Recife, a técnica empregada para análise dos dados qualitativos se deu a partir da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2010). Os resultados obtidos confirmaram a hipótese, demonstrando que a temática étnico-racial não possui uma posição de centralidade na matriz curricular do curso. Não observamos na estrutura curricular do curso em Ciências Biológicas debates centrados em torno da temática étnico-racial nas disciplinas obrigatórias e eletivas do Curso. Compreendemos que o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas necessita de uma reforma curricular, que implemente no currículo disciplinas obrigatórias que discutam sobre o racismo e papel da ciência na disseminação do mesmo, as relações raciais no Brasil, entre tantos outros aspectos a serem discutidos de extrema relevância para educação e inserindo esses mesmos conteúdos nas disciplinas já pertencentes aos currículos de Ciências Biológicas.

Externo à Instituição - CLEMILSON CAVALCANTI DA SILVA
Interno - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Presidente - 2937706 - MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
Externa ao Programa - 2584413 - MARIA DA CONCEICAO DOS REIS