Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA TATIANA DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA TATIANA DA SILVA SANTOS
DATA : 23/02/2022
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

O PROCESSO AVALIATIVO NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DOS
PROFESSORES FORMADORES DO NÚCLEO ESPECÍFICO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação da Experiência, Experimentação, Ensino de Química.


PÁGINAS: 49
RESUMO:

A pesquisa, em tela, apresenta a seguinte inquietação: Quais os elementos
estruturantes do processo avaliativo das atividades experimentais e porque eles são
considerados pelos professores formadores do núcleo específico do curso de
Licenciatura em Química? Diante disso, o objetivo geral da pesquisa será Analisar os
elementos estruturantes no processo avaliativo das atividades experimentais,
considerados pelos professores formadores do núcleo específico do curso de
Licenciatura em Química. Para alcance do Objetivo Geral, propõe-se como Objetivos
Específicos: (i) Mapear os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores
formadores do núcleo específico do curso de Licenciatura em Química para avaliar as
práticas experimentais da Química; (ii) Pontuar os critérios avaliativos considerados
por esses professores formadores; (iii) Identificar as concepções de avaliação sobre
as atividades experimentais dos professores formadores do núcleo específico; (iv)
Compreender as relações entre as concepções e práticas avaliativas nas atividades
experimentais. A pesquisa tem natureza aplicada, com abordagem qualitativa. Em
relação aos objetivos é do tipo explicativo e com relação aos procedimentos será um
estudo de caso. O campo de pesquisa será uma instituição da Rede Federal, que
oferta o curso de Licenciatura em Química. Os participantes serão professores
formadores do curso, que ministram os componentes curriculares do Núcleo
Específico. Os instrumentos de pesquisa serão entrevista semiestruturada,
observação e registro da prática dos professores, documentos institucionais (Projeto
Pedagógico do Curso – PPC) e plano de aula dos professores. A análise dos dados
serão à luz da perspectiva da Avaliação da Experiência, proposta por Viana (2014),
considerando seus pressupostos e princípios, além dos discussões acerca da
experimentação, de acordo com Alves Filho (2000), a partir da Análise de Conteúdo
de Bardin (2000). Esse projeto apresenta a seguinte estrutura: introdução, onde
apresentamos o tema, o problema de pesquisa, os objetivos e a justificativa pessoal
e acadêmica. A Revisão de Literatura, em que abordaremos os temas que darão uma
maior compreensão ao objeto de pesquisa, como: Concepções de professores sobre
ensino e avaliação da aprendizagem; Concepções sobre avaliação da aprendizagem
no ensino de Química; Atividades experimentais no Ensino de Química. A
Fundamentação Teórica, onde trazemos uma discussão acerca dos aportes teóricos
que sustentarão a pesquisa: Avaliação da Experiência (VIANA, 2014) e Categorias Experimentais (ALVES FILHO, 2000). A Metodologia, em que apresentamos a sua organização de acordo com as etapas do Ciclo da Experiência Kellyana, sua caracterização e seus procedimentos metodológicos e de análise e, por fim, o Cronograma, as Referências e os Apêndices.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
Presidente - 831.463.264-34 - Kilma da Silva Lima Viana - IFPE
Externa à Instituição - ROSIVÂNIA DA SILVA ANDRADE - IFGO
Externa à Instituição - VALERIA MARIA DE LIMA BORBA - UFCG
Notícia cadastrada em: 22/02/2022 12:15
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