Banca de QUALIFICAÇÃO: ITALO LUAN LOPES NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ITALO LUAN LOPES NUNES
DATA : 23/02/2022
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

PROPOSIÇÃO DE FRAMEWORK TEÓRICO-METODOLÓGICO UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA, A PARTIR DO PANORAMA E CENÁRIO ESPECÍFICO DESTA TEMÁTICA NA LITERATURA CIENTÍFICA BRASILEIRA


PALAVRAS-CHAVES:

Mapeamento horizontal, Mapeamento vertical, Robótica
Educacional, Mapeamento na Pesquisa Educacional.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O objetivo deste estudo é sistematizar uma proposta metodológica para a utilização
da robótica educacional no ensino de matemática a partir do panorama e cenário
desta temática na literatura cientifica brasileira, através do catálogo de teses e
dissertações da Capes, para isso pretendemos desenvolver um panorama da
topologia da produção sobre a Robótica Educacional, que nos dará subsídios para
investigar o cenário específico da utilização da Rob-Ed no ensino de matemática,
através de um estudo exploratório analítico. Ao desenvolver meu trabalho de
conclusão de curso intitulado “Concepções de futuros professores de matemática
acerca da utilização da Robótica Educacional e da resolução de problemas no
processo de ensino/aprendizagem”, vivenciei dificuldades em fundamentar
teoricamente este trabalho, grande parte dessas dificuldades surgiram devido a não
comunicação entre os trabalhos que abordam a Rob-Ed como metodologia de
ensino. A partir das reflexões de Cavalcanti (2015) sobre esse tipo de situação,
podemos inferir certa lacuna no que diz respeito aos nexos entre essas produções e
ausência de comunicação das pesquisas entre si, devido essa ausência existe uma
dificuldade de compreensão da amplitude desta metodologia, como suas
potencialidades e suas fragilidades. A partir da produção de um mapeamento
horizontal precedido de mapeamento vertical, pretendendo enxergar a utilização da
Rob-Ed como metodologia de ensino de matemática de uma forma mais heurística,
permitindo o desenvolvimento de pesquisas que venham a complementar, e avançar
o estudo sobre tal metodologia, é o que pretendemos com a nossa proposta de
estudo final que se trata da apresentação de um framework teórico-metodológico
sobre a utilização da robótica Rob-Ed no ensino de matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2527886 - AUGUSTO CESAR LIMA MOREIRA
Presidente - 1528949 - JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
Externa à Instituição - KATIA MARIA DE MEDEIROS - UEPB
Externo ao Programa - 3889164 - MARCILIO FERREIRA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 22/02/2022 11:15
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