Banca de QUALIFICAÇÃO: JOICY LARICA GONCALVES SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOICY LARICA GONCALVES SANTOS
DATA : 23/02/2022
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

A FORMAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Matemática, Pedagogia, Relação Institucional ao saber,
Teoria Antropológica do Didático, Currículo.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Esta pesquisa visa focalizar na investigação da configuração epistemológica da
relação institucional ao saber da formação matemática nos cursos de Pedagogia do
Estado de Pernambuco. Ou seja, como a estrutura epistemológica interna do
conhecimento e a dinâmica da relação ensino e aprendizagem, tem constituído a
relação que os pedagogos estabelecem ao saber matemático nos cursos de
Pedagogia. Para dar conta desse exercício, vamos elaborar uma dissertação
compreendida no formato multipaper, composta por quatro artigos: o primeiro será
um mapeamento horizontal (estudo exploratório-descritivo) sobre a produção
científica brasileira (teses, dissertações e artigos em periódicos) acerca da formação
matemática nos cursos de Pedagogia; o segundo iremos utilizar as referências
repertoriadas no artigo anterior, para proceder com o mapeamento vertical. Esse
direcionamento de mapeamento consiste em um estudo analítico, cuja finalidade
será identificar as principais tendências e perspectivas acerca da formação
matemática nos cursos de Pedagogia, a partir do corpus de análise estudado; o
terceiro artigo corresponde a uma análise documental sobre o currículo, as
disciplinas e a carga horária destinada à formação matemática nos cursos de
Pedagogia de Pernambuco; e no quarto artigo iremos realizar um estudo de natureza
qualitativa, do tipo de pesquisa documental, buscando fazer uma análise da relação
institucional ao saber da formação matemática nos cursos de Pedagogia do Estado
de Pernambuco. A referida pesquisa é fruto dos estudos e investigações que são
desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa Relação ao Saber (NUPERES), vinculado ao
Programa de Pós-Graduação em Educação Ciências e Matemática (PPGECM) da
Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA),
e contemplará duas das cinco linhas de investigação – mapeamento em pesquisa
educacional e a relação ao saber do professor. Por em sua construção ter uma
abordagem metodológica, o mapeamento educacional em produções científicas, que
busca uma visão analítica das produções e por abranger as reflexões acerca da
relação institucional ao saber da formação matemática dos pedagogos, a luz da
Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Ives Chevallard.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI - UFSM
Externa à Instituição - ADRIANA RICHIT - UFFS
Presidente - 1528949 - JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
Interno - 009.027.667-16 - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFCG
Notícia cadastrada em: 22/02/2022 11:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03