EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS,
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS,
LETRAMENTO CIENTÍFICO.
A presente pesquisa tem o objetivo de investigar as concepções, os usos e as estratégias sobre a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos entre professores de ciências da Educação de Jovens e Adultos, em processo formativo, indicando um modelo de construção de estratégias educacionais que estimulem o letramento científico. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. O município escolhido como campo será Paudalho localizado na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Dentre esses profissionais serão selecionados os professores de ciências que atendem ao público da EJA. Cerca de 10 profissionais irão participar durante o período de pesquisa. Será proposto um curso para apresentar a metodologia aos professores, em seguida será realizado o acompanhamento para entender como esse professor está aplicando o método e por fim será realizada uma análise tanto da perspectiva do professor, pós curso, quanto do aluno, pós metodologia.