Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA DE PONTES LEITE MONTE GUIMARÃES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATÁLIA DE PONTES LEITE MONTE GUIMARÃES
DATA : 14/02/2022
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE-AVALIADORA DE
PROFESSORES EGRESSOS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA: Contribuições
das vivências avaliativas na formação inicial.


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação da Aprendizagem. Identidade Docente. Ensino da
Química. Formação de professores.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A presente pesquisa aborda a construção da identidade docente-avaliadora de
professores egressos da Licenciatura em Química, impulsionada pela análise das
concepções e práticas acerca da Avaliação da Aprendizagem, bem como das
vivências avaliativas durante sua formação inicial. Desse modo, tem como objetivo
geral Analisar a identidade docente-avaliadora de professores egressos da
Licenciatura em Química, considerando o que orienta o Projeto Pedagógico do
Curso (doravante PPC), as vivências avaliativas e as concepções construídas
acerca da Avaliação durante a formação inicial, e como objetivos específicos: (i)
Identificar as concepções acerca da Avaliação da Aprendizagem de professores
egressos; (ii) Descrever os aspectos identificados pelos professores egressos acerca
das vivências avaliativas; (iii) Identificar os elementos constituintes da proposta
avaliativa estabelecida pelo PPC e suas relações com as vivências avaliativas dos
professores egressos; (iv) Compreender as concepções de Avaliação da
Aprendizagem dos professores egressos na formação inicial e sua influência na
identidade docente-avaliadora. Neste sentido, o estudo tem como fundamentação
teórica as Gerações da Avaliação propostas por Guba e Lincoln (2011) e os Saberes
Pedagógicos estudados por Pimenta (2005). Como proposta metodológica,
enquadra-se como uma pesquisa-ação de natureza aplicada e abordagem
qualitativa, que visa utilizar como instrumento de coleta a análise documental do
PPC, do plano de aula do professor, encontros coletivos com os participantes e
entrevistas semiestruturadas realizadas ao longo das etapas da mesma. Ademais, a
pesquisa tem como abordagem teórico-metodológica a Análise de Conteúdo
proposta por Bardin (2011) para categorização, análise e discussão dos dados
construídos. Por fim, este projeto se estrutura a partir das seguintes etapas:
Introdução, onde são apresentadas as justificativas pessoal e acadêmica a partir dos
mapeamentos realizados, os objetivos e a problematização da pesquisa; Marcos
Teóricos, onde é retratada a revisão de literatura e os fundamentos de base teórica
do estudo; o Percurso Metodológico, contendo o desenho, caracterização e
abordagem teórico-metodológica da pesquisa; e, finalmente, o Cronograma previsto
para realização da mesma e suas referências e apêndices.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 831.463.264-34 - Kilma da Silva Lima Viana - IFPE
Externa à Instituição - MAGADA MARINHO ROCHA DE LIRA - IFPE
Interna - 1853748 - SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 11/02/2022 16:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05