Banca de DEFESA: AYRTON MATHEUS DA SILVA NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AYRTON MATHEUS DA SILVA NASCIMENTO
DATA : 07/02/2022
HORA: 15:00
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS E LÚDICAS DOS JOGOS PEDAGÓGICOS
PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICO-QUÍMICA NO ENSINO
MÉDIO À LUZ DA TEORIA DOS CONSTRUTOS PESSOAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos Pedagógicos; Ensino de Química; Físico-Química;
Termoquímica; Cinética Química.


PÁGINAS: 287
RESUMO:

Esta pesquisa surgiu com a seguinte inquietação de pesquisa: Quais as
contribuições da aplicação de jogos pedagógicos organizados metodologicamente
como um Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) para a aprendizagem de conceitos de
Físico-Química? A pesquisa se configura enquanto um estudo de caso, do tipo
explicativo, com abordagem qualitativa, pois está mais preocupada em compreender
o processo do que fazer levantamento estatístico ou generalizações. Assim,
acreditando que os participantes devem ter um momento para refletir e interpretar
suas ações e concepções, será utilizado o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) para
a coleta e construção dos dados. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede
Pública do Estado de Pernambuco, localizada no município de Vitória de Santo
Antão. Os participantes da pesquisa foram 02 (duas) turmas de estudantes da Rede
Pública do 3º ano do Ensino Médio, totalizando 25 (vinte e cinco) estudantes, sendo
13 (treze) estudantes da turma do “3º A” e 12 (doze) estudantes do “3º B” que
consideraram de difícil compreensão os conteúdos de Físico-Química. Os
instrumentos de coleta e construção dos dados foram: entrevistas semiestruturadas;
questionários com perguntas aberta e fechada, observação e registro por meio de
blocos de anotações e protocolos de observação; vídeo-gravação das etapas da
pesquisa e diário de bordo. Ressalta-se que, as escolhas dos instrumentos foram
feitas partindo das particularidades de nosso objeto de estudo, na perspectiva de
que pudessem ajudar a ampliar a compreensão do que pretendemos investigar. As
etapas foram realizadas presencialmente, em que os estudantes participaram em
alguns momentos de forma grupal ou individual. A coleta de dados foi realizada no
tempo de 04 (quatro) horas de duração, em 06 (seis) encontros de 40(quarenta)
minutos, durante a realização de todas as etapas – entrevista, responder os
questionários, observação, explanação do conteúdo e a vivência do jogo
pedagógico. A investigação foi organizada como um Ciclo da Experiência Kellyana
(CEK), composto por 5 (cinco) etapas, a saber: Antecipação, Investimento, Encontro,
Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Dessa forma, esta pesquisa
veio com a ideia de clarificar os estudos na área, com a elaboração, a aplicação e a
vivência dos jogos pedagógicos em Físico-Química, em que o foco da pesquisa
foram: os processos de motivação, testagens de hipóteses, as tomadas de decisões,
os processos de aprendizagem de conceitos e de avaliação. Com base nos
resultados, ao se propor jogos pedagógicos, obtivemos um equilíbrio entre as
funções lúdicas e educativas, no que se refere ao lúdico como a aceitação dos
jogadores, compreensão das regras, os signos do prazer e da alegria, o dinamismo,
a socialização e o trabalho em equipe. Já no que tange ao educativo, é a
aprendizagem com significado, construção de novas réplicas, os construtos pessoais
de cada estudante, e a construção de novos saberes em grupo. Alguns corolários
foram bastantes evidenciados como o corolário da individualidade, da socialidade,
da comunhão, da comunhão, da construção, da organização, da escolha e da
experiência. Os jogos pedagógicos atrelados ao CEK e aplicados nas instituições de
ensino favoreceram com a melhoria da aquisição de conceitos – construtos, dos
estudantes, favorecendo um ambiente de construção e reconstrução de saberes de
maneira lúdica, colaborativa e ressignificativa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 060.503.904-60 - FLÁVIA CRISTIANE VIEIRA DA SILVA - UFRPE
Presidente - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
Interna - 831.463.264-34 - Kilma da Silva Lima Viana - IFPE
Externa à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS PORTO - UNILA
Notícia cadastrada em: 04/02/2022 15:54
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