A Formação continuada dos professores de Ciências em tecnologias digitais sob o olhar docente na rede municipal de ensino de Feira Nova- PE
Formação Continuada, Formação de Professores, Ensino de Ciências, Tecnologias Digitais
A formação continuada de professores é ampla na literatura brasileira, independente da área de formação, ela deve ser entendida como um processo ao longo da vida. As pesquisas sobre formação e profissão docente apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor. Nesse sentido, com a pandemia da COVID-19 a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino tornou-se um dos principais debates na formação continuada de professores na atualidade. O ensino de ciências, assim como qualquer outra disciplina, exige que os professores tenham formações contínuas, para a construção de novas metodologias e estratégias a serem desenvolvidas na sala de aula, o que mostra resultados importantes dentro do movimento de profissionalização do ensino, tendo em vista que as mudanças e inovações estão em constante movimento em todo mundo e consequentemente, também afetam a educação. O presente estudo tem como objetivo investigar a percepção de professores de Ciências sobre o Programa de Formação Continuada em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para o ensino de Ciências no município de Feira Nova. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, que fará uso de entrevistas e grupo focal como procedimentos de coleta de dados. A presente pesquisa terá como investigação doze professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, da rede de ensino municipal, para que possamos fazer um mapeamento sobre as considerações dos professores acerca da inserção de tecnologias digitais a prática pedagógica, nas aulas de ciências. Além disso entrevistaremos o secretário de educação, diretora de ensino e o coordenador do Núcleo de Tecnologias e Inovações Educacionais. Apesar da temática formação continuada de professores ser amplamente discutida na literatura, pouco se aborda sobre a inserção de programas em formação continuada em municípios brasileiros. Dessa forma é de extrema importância avaliar o real cenário das competências digitais nos Programas de Formação Continuada sob o olhar docente.