O CUIDAR DE SI E SUAS DIVERGÊNCIAS NO DEVIR
PROFESSOR COM A REALIDADE ATUAL, O ENSINO
HÍBRIDO
Filosofia da Diferença. Cartografia. Educação Matemática. Práticas de Si
Esta pesquisa vem em consonância com a Filosofia da Diferença, estudar a relação de duas
teorias: a Filosofia da Diferença com a Educação. Mediante ao questionamento: Como as
práticas relacionadas ao cuidado de si, poderia contribuir para o devir professor? Nosso objetivo
é apresentar discursões de alguns professores dos quatro níveis de educação, no que se refere
ao Cuidar de Si no seu devir professor, baseado em algumas obras de Foucault (2006, 2009,
2011. 2013, 2014). A partir das leituras de Tartaro, Cavamura e Souza (2014), Queiroz (2015),
Gallo (2000), Schopke (2009), Silva et al (2013), Passos, Kastrup e Escóssia (2010), dentre
outros, diante do cenário pandêmico ao qual toda população se deparou com a chegada do novo
coronavírus. Utilizaremos o método da cartografia, para adentrar nas experiências do sujeito,
por meio das subjetivações humana. Adentrando alguns territórios existenciais dos sujeitos da
pesquisa, que são docentes de Matemática e Pedagogia, verificando suas discussões a respeito
da articulação de seu dia a dia em sala de aula com o cuidado de si, durante esse período do
ensino remoto e híbrido. Será realizada uma entrevista, com uma duração no máximo de 20
min, por meio da plataforma Meet, sendo áudio gravada. Não sabemos a qual resposta iremos
chegar, mas estaremos utilizando os recursos necessário da Filosofia da Diferença para
mergulhar na intimidade dos nossos sujeitos. Em vista disso, acreditamos na relevância dessa
pesquisa, de proporcionar a nós docentes como a qualquer tipo de leitor o conhecimento da
importância do Cuidar de Si socrático, em nosso devir e contribuir para o campo educacional
por meio dos seus profissionais.