AVALIAÇÃO E AUTORREGULAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: Um estudo em contexto de formação continuada de professores de Ciências e Matemática
Autorregulação da Aprendizagem; Avaliação Formativa; Formação Continuada; Ensino de Ciências e Matemática
O presente trabalho busca responder à seguinte inquietação: Quais são as contribuições de uma disciplina de avaliação e autorregulação da aprendizagem para a elaboração de práticas de avaliação formativa no ensino de ciências e matemática que favoreçam os processos de autorregulação da aprendizagem, em um contexto de formação continuada? Para alcançar as respostas dessa investigação, traçamos o seguinte objetivo geral: analisar o impacto de uma disciplina de avaliação e autorregulação da aprendizagem no desenvolvimento de práticas de avaliação formativa pelos professores de ciências e matemática, visando promover a autorregulação da aprendizagem dos estudantes. Assim, a proposta de pesquisa tende a investigar como os professores em contato com a disciplina de avaliação e autorregulação da aprendizagem compreendem, aplicam e incorporam a autorregulação da aprendizagem em suas práticas de ensino e avaliação. Sendo assim, o trabalho se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa e, em relação aos objetivos, podemos classificá-los como exploratórios e descritivos, e será realizada em um contexto de formação continuada, especificamente na disciplina de Avaliação e Autorregulação para a Aprendizagem das Ciências e da Matemática, ofertada pelo PPGECM da UFPE CAA. Para coleta e organização dos dados, utilizaremos o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), que é vivenciado em cinco etapas. Com isso, nossa análise será realizada à luz da teoria da autorregulação da aprendizagem em uma abordagem sociocognitiva, dos aportes teóricos da Avaliação Formativa e com o auxílio da análise de conteúdo.