Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURA VICTORYA RODRIGUES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURA VICTORYA RODRIGUES DE OLIVEIRA
DATA : 24/04/2024
LOCAL: Remoto

O ensino de matemática para estudantes surdos dos Anos Finais no ambiente remoto: um mapeamento das metodologias desenvolvidas/ utilizadas por professores nos anos de 2020 e 2023

Metodologias, Estudante Surdo, Ensino de Matemática, Saberes, Ambiente Remoto.

Diante de um contexto não pensado para educação brasileira e suas consequências atreladas aos desafios já existentes no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência, este trabalho objetiva investigar: quais as metodologias desenvolvidas por professores dos anos finais para o ensino de matemática para estudantes surdos no ambiente remoto nos anos de 2020 a 2023 e como elas contribuíram para a aprendizagem matemática de estudantes surdos no ambiente remoto?. Através de uma abordagem qualitativa e com natureza básica, esta pesquisa busca por meio de uma revisão de literatura: 1- Mapear as metodologias desenvolvidas entre 2020 e 2023 para o ensino de matemática para estudantes surdos, 2- Categorizar as metodologias quanto aos eixos temáticos de Matemática baseados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e 3- Analisar cada uma delas a luz dos Saberes docentes e o ensino de matemática para surdos (Borges e Nogueira, 2018), visando compreender como foram desenvolvidas para o ambiente remoto, suas potencialidades e recursos utilizados, pretendendo atuar como uma ferramenta de consulta auxiliar para professores atuantes, em situações semelhantes posteriores.

Presidente - ***.027.667-** - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFPE
Interna - 2077818 - SIMONE MOURA QUEIROZ
Externo à Instituição - FABIO ALEXANDRE BORGES
Notícia cadastrada em: 22/04/2024 15:19