Banca de DEFESA: LENILTON ALVES DE QUEIROZ

DISCENTE: LENILTON ALVES DE QUEIROZ
DATA : 26/04/2024
LOCAL: Remota - Google Meet

A astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise da temática “Movimentos da Terra” nos livros didáticos do PNLD 2019

Astronomia. Movimentos da Terra. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Livro Didático.

A astronomia, assim como outra ciência, despertou, e ainda desperta, nas grandes civilizações o interesse, a curiosidade e a necessidade em entender fenômenos que estão presentes na nossa vida. Esse interesse contribuiu para facilitar a vida do homem no plantio, na sua localização, na pesca e em várias outras atividades a partir do estudo sobre os movimentos da Terra, que permitiu a compreensão de fenômenos como dias e noites, estações do ano, etc. Com isso, os livros didáticos assumem um papel importante em levar para o aluno essas informações acerca do que acontece no cotidiano, relacionados a esses fenômenos celestes. Nesse sentido, analisamos 9 das 14 coleções aprovadas no PNLD 2019 de Ciências da Natureza, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho é analisar o conteúdo de “Movimentos da Terra” em coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada é a partir da análise documental usando as coleções, observando as atividades e as imagens que acompanham o conteúdo. Os resultados produzidos aqui sinalizam para uma abordagem de conteúdo insuficiente, os livros analisados têm em comum a forma de abordagem do conteúdo que é a mesma, sendo texto e em seguida algum exercício para retomar o que foi estudado. As explicações dos movimentos são basicamente as mesmas em todas as coleções. A linguagem utilizada nos livros é fácil, acessível e de boa interpretação. Existem imagens que são boas de entender, enquanto existem outras que podem confundir o aluno no entendimento, como na forma da Terra, nas representações da própria Terra e do Sol sem as proporções de tamanho e distância, podendo gerar equívocos; e os exercícios e atividades propostas são insuficientes em todas as coleções, pois são perguntas simples, semelhantes, e que muitas vezes não fazem o aluno pensar sobre o tema. Assim, dada a importância do livro didático na prática dos professores, é importante que este tenha domínio do tema para encontrar outras ferramentas que possam enriquecer a explicação deste e de outros conteúdos em suas aulas.

Presidente - 1199128 - TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
Interno - 1279093 - JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
Externa à Instituição - FLÁVIA POLATI FERREIRA - UFRN
Notícia cadastrada em: 17/04/2024 17:24