Banca de DEFESA: THAYNARA CRISTINE DE MOURA MELO LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYNARA CRISTINE DE MOURA MELO LIMA
DATA : 29/04/2024
HORA: 15:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Os impactos do Programa de Residência Pedagógica em Argumentação na Formação de Professores para o Ensino de Argumentação Científica na Educação Básica


PALAVRAS-CHAVES:

 Argumentação; Argumentação Científica; Residência Pedagógica; Formação de Professores.




PÁGINAS: 147
RESUMO:

Ser professor é estar em constante formação. É buscar diariamente pelo conhecimento e
compreender que não existe um sujeito pronto e acabado. Nesta busca incessante pelo
conhecimento surgiu o interesse investigativo deste trabalho, que iniciou através de uma
experiência no grupo de Residência Pedagógica (RP) do núcleo “A Argumentação na
Educação” (RPA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Dessa forma,
investigamos se o programa de RPA teve impacto na capacitação de educadores. Isso foi
realizado por meio da análise de planejamentos e observações das práticas docentes dos
residentes que participaram do programa, atualmente desempenhando funções como
professores no ensino básico. Nosso objetivo era investigar se o programa de RPA
contribuiu na formação de educadores, aptos a trabalhar com argumentação como
estratégia didática para o exercício da Argumentação Científica na educação básica. Para
tanto, avaliamos a Capacidade de Desenho Pedagógico Argumentativo (PDCA) dos
professores egressos da RPA, analisando sua prática da Argumentação Científica (AC) em
suas regências na educação básica e examinamos como aplicaram o PDCA em sua prática
docente, investigando a possível relação dessas abordagens com o favorecimento da AC.
Os dados da pesquisa deste trabalho partiram da análise do planejamento e prática docente
de três professores recém formados no curso de Pedagogia e egressos do Programa de
Residência Pedagógica em Argumentação na Educação. Como se referem a professores
polivalentes, não nos detivemos à observação exclusivamente na disciplina de Ciências da
Natureza, pois levamos em consideração que o trabalho do professor poderia acontecer de
maneira interdisciplinar. Desta forma, o estudo discute quais as implicações da RPA na
construção de um ambiente favorável ao exercício da AC nos primeiros anos de
escolaridade, dos residentes egressos, participantes do grupo no período de 2018 a 2020.
As professoras egressas do programa demonstraram diferentes níveis de dificuldade ao
planejar com potencial argumentativo, revelando variações no detalhamento de seus
planos. Enquanto uma delas, apesar de mostrar interesse em despertar o diálogo em sala
de aula, não conseguiu estimular as controvérsias e debates esperados, limitando assim a
ocorrência da AC, outras duas professoras utilizaram estratégias discursivas para promover
um ambiente argumentativo. Quanto à aplicação dos planos durante as mediações,
observamos que essas mesmas professoras conseguiram implementá-los de forma mais
satisfatória, realizando ajustes e adaptações necessárias para promover a AC. Sendo
assim, o estudo sugere que o RPA pode ter contribuído no desempenho do PDCA de duas
professoras egressas do programa, participantes da pesquisa, e ressalta ainda a
importância da formação contínua de professores para o desenvolvimento de habilidades
argumentativas que os auxiliem no incentivo da AC. Além disso, os resultados podem ser
utilizados para aprimorar a formação de professores na RPA e em outros programas de
formação continuada.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1853748 - SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
Interna - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
Externa à Instituição - MÁRCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 17/04/2024 15:18
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