Banca de DEFESA: PAULO SERGIO BARBOSA

DISCENTE: PAULO SERGIO BARBOSA
DATA : 22/04/2024
LOCAL: UFPE CAA

INVESTIGANDO OS EFEITOS DO CONTRATO DIDÁTICO EM UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: O caso do sistema de equações polinomiais do 1º grau em uma turma do 8º ano

contrato didático; relação didática; sistema de equação.

O objetivo geral deste trabalho é analisar situações didáticas, resolução e elaboração de problemas em sistema de equações polinomiais do 1º grau, sob a ótica dos elementos e efeitos do Contrato Didático. Para tanto, optou-se pelo referencial teórico da Didática da Matemática de origem francesa: a noção de Contrato Didático. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com uma professora e seus estudantes de uma turma do 8º ano “A” do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal no município de Surubim, estado de Pernambuco. Para atender aos objetivos deste estudo, fez-se necessário a realização de entrevistas com a professora e a observação das aulas referentes ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo sistema de equações do 1º grau. A partir dos dados obtidos, compreendeu-se melhor como se dá o Contrato Didático neste contexto, observando os elementos e efeitos que surgem na relação didática, e como estes se comportam na relação entre professor e estudante e, consequentemente, no processo de ruptura do contrato já estabelecido, possibilitando mudanças no pensar e no comportamento dos colaborados da pesquisa.

Presidente - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Interno - ***.027.667-** - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFPE
Externa à Instituição - MARIANA MORAN BARROSO
Notícia cadastrada em: 15/04/2024 14:56