Sequências Didáticas à luz da Teoria das Situações Didáticas: o caso de estudantes com TEA
Autismo, inclusão e sequências didáticas
A inclusão de pessoas com deficiência nas escolas recebeu, nos últimos anos, um suporte legal muito favorável garantindo não só acesso como também, a permanência no ambiente escolar. No entanto, fica o questionamento se a aprendizagem como o desenvolvimento das potencialidades desses alunos também está sendo garantida. Nosso objetivo com o presente trabalho é investigar se uma sequência didática matemática pode contribuir na aprendizagem de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para elaboração da sequência didática utilizaremos as fases de: ação, formulação, validação e institucionalização encontradas na Teoria das Situações Didáticas de Brosseau (2008) como aporte teórico. Diante disso surgiu a seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições das sequências didáticas de matemática elaboradas à luz da teoria das situações didáticas podem oferecer no processo de ensino aprendizagem de estudantes com TEA? Para isso, a pesquisa cunho qualitativo utilizará o formato multipaper como caminho metodológico. O formato Multipaper consiste na elaboração de três artigos diferentes e independentes mas que se complementam. O primeiro artigo faremos um mapeamento das pesquisas cujo objeto de estudo foram as sequências didáticas matemática realizando um recorte para as que tratam sobre inclusão. O segundo artigo será realizada as observações em sala de aula subsidiando a construção da sequência didática. Por fim, o terceiro será realizada a aplicação das sequência com os alunos com TEA e a análise dos resultados.