Banca de DEFESA: RAQUEL GOMES DE BRITO

DISCENTE: RAQUEL GOMES DE BRITO
DATA : 29/04/2024
LOCAL: videoconferência

PROMOVENDO ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PELO USO DA LUDICIDADE ALIADA A ARGUMENTAÇÃO EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ludicidade no ensino. Argumentação. Ensino de ciências.

A alfabetização científica além do letramento, deve preparar o aluno para compreender, interpretar o mundo e transformá-lo, sendo necessário assegurar o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos. O uso de práticas lúdicas no ensino tornando-o prazeroso e ao propiciar interação e exteriorização de opiniões, e com isso formulação de hipóteses de forma natural, favorece aos envolvidos a oportunidade de reflexão, questionamento e negociação de significados, facilitando o envolvimento ativo do aluno na construção do próprio saber. Diante disso, o objetivo deste estudo consiste em avaliar a potencialidade para o exercício de uma alfabetização científica de uma sequência didática elaborada previamente, analisando o impacto da associação intencional de uma abordagem lúdica ao discurso argumentativo para o ensino crítico reflexivo de ciências para alunos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que possui como objeto de pesquisa uma Sequência Didática elaborada para uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de 09 anos. Para verificar a ocorrência de um discurso argumentativo diante o conteúdo mobilizado, esta pesquisa utilizará como ferramenta norteadora para análise a tríade argumentativa de Leitão (2011): argumento, contra-argumento e resposta. Para análise da sequência elaborada são considerados a presença de indicadores que apontam para o potencial lúdico e argumentativo da sequência. Assim, a partir da análise das atividades propostas na sequência didática montada, observa-se que os indicadores referentes a potencialidade lúdica e argumentativa se mostram presentes evidenciando um papel significante que corrobora com a alfabetização científica dos alunos. O uso da ludicidade é uma estratégia válida com intuito de promover argumentação por favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico na capacidade de análise e síntese, formando indivíduos capazes de atuar na sociedade de forma persuasiva a partir do saber científico adquirido.

Externo à Instituição - JOSE ANTONIO BEZERRA DE OLIVEIRA
Interna - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
Presidente - 1853748 - SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 05/04/2024 22:57