Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA EDUARDA NUNES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA EDUARDA NUNES DA SILVA
DATA : 04/04/2024
LOCAL: videoconferência

A ARGUMENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA QUARTA GERAÇÃO

Teoria da avaliação de quarta geração; Argumentação; Sala de aula

A construção de um processo avaliativo da quarta geração de avaliação educacional, também conhecida como avaliação da negociação, vai além da simples mensuração de conhecimentos adquiridos, pois busca compreender e valorizar os processos de aprendizagem, bem como promover a reflexão crítica nos estudantes. A argumentação na avaliação de quarta geração envolve um diálogo contínuo entre os avaliadores, os implementadores e os beneficiários. Isso significa que diferentes perspectivas e interpretações são valorizadas e integradas no decorrer da construção do processo avaliativo. Sendo papel de um professor avaliador desenvolver atividades avaliativas que sejam críticas e reflexivas, a argumentação se revela como uma ferramenta poderosa para a construção de um processo avaliativo que não foque apenas no resultado, mas na construção de um processo avaliativo com significado. Desta forma, nossa pesquisa tem como objetivo geral: Potencializar a argumentatividade presente na construção de um processo avaliativo na perspectiva de uma avaliação de quarta geração em sala de aula e analisar o impacto dessa potencialização no alcance de seus objetivos. Como objetivos específicos temos: Desenvolver uma reflexão teórica e conceitual relacionando a Teoria da Argumentação e a Teoria da Avaliação de quarta geração; Desenvolver estratégias potencialmente argumentativas direcionadas a potencializar a argumentatividade de um processo de avaliação de quarta geração; Definir os indicadores de uma avaliação de quarta geração em sala de aula; Definir indicadores da argumentação dentro da construção de um processo avaliativo de quarta geração; Identificar a presença dos indicadores de avaliação de quarta geração e de argumentação na construção de um processo avaliativo; Refletir sobre o impacto que a potencialização da argumentação no processo de avaliação de quarta geração tem no alcance dos seus objetivos. A pesquisa caminhará pela abordagem qualitativa e será de natureza básica. Realizaremos a pesquisa em uma disciplina de ciências da natureza no ensino médio de uma Escola Estadual, a coleta de dados ocorrerá inicialmente com observação e caracterização da turma, em seguida com orientação e construção do processo avaliativo. Como unidade de análise da construção do processo avaliativo será utilizada a tríade da argumentação na perspectiva dialógica, composta por argumento, contra-argumento e resposta, para identificar a presença da argumentação e os indicadores da metodologia da avaliação de quarta geração.

Presidente - 1853748 - SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
Interna - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
Externa ao Programa - 1171203 - MARIA ELIZABETH VARJAL MEDICIS PINTO - UFPE
Notícia cadastrada em: 28/03/2024 13:12