Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICA MARCIA DE LIMA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICA MARCIA DE LIMA SILVA
DATA : 21/03/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

AUTORREGULAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: Possibilidades Ativas e Efetivas para Maximizar o Desempenho Escolar


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Química, Rotação por Estação, Autorregulação.


PÁGINAS: 34
RESUMO:

No contexto educacional, é comum deparar-se com uma diversidade de realidades entre os
estudantes. Entretanto, a observação de baixo desempenho, falta de motivação e
engajamento ressalta a necessidade de adotar práticas que promovam a construção
autônoma, crítica e reflexiva do conhecimento. Dentro do panorama das experiências
docentes e formativas, direcionadas à implementação de metodologias ativas e à promoção
da autorregulação da aprendizagem, emerge um caminho promissor para a personalização
do ensino de química. A pesquisa sobre a metodologia ativa de rotação por estações e a
integração de práticas de autorregulação enfatiza a importância de abordagens
pedagógicas que atendam às especificidades individuais dos alunos. A rotação por
estações possibilita que os alunos participem de uma variedade de atividades em grupos
reduzidos, adaptando o ritmo e estilo de aprendizagem conforme suas preferências e
necessidades. Ao combinar essa abordagem com estratégias de autorregulação da
aprendizagem, os alunos são incentivados a desempenhar um papel ativo em seu processo
de aprendizagem, estabelecendo metas, monitorando seu progresso e ajustando suas
estratégias conforme necessário. Isso promove a conscientização do papel do aluno no
processo educacional e resulta em melhorias no desempenho acadêmico. Nesse contexto,
o presente estudo suscita a seguinte indagação: Qual é o impacto do ciclo autorregulatório
no desempenho escolar, a partir de uma abordagem ativa e personalizada, nos estudos
sobre calor? O objetivo geral é analisar a relação entre a utilização da metodologia ativa de
rotação por estações na personalização do ensino do conceito de calor e a prática de
autorregulação da aprendizagem em uma turma de segundo ano do ensino médio. Para
atingir este objetivo, planeja-se implementar a prática personalizada em uma Escola Integral
Estadual de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Serra Talhada/PE, no sertão
pernambucano, com o acompanhamento individual de um grupo de alunos ao longo de todo
o ciclo de rotação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.741.594-** - JOSE EUZEBIO SIMOES NETO - UFRPE
Interna - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Externa à Instituição - ÍRIS GABRIELLE DE SENA SANTOS
Notícia cadastrada em: 20/03/2024 09:29
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