Banca de QUALIFICAÇÃO: ELBA MARQUES AMORIM DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELBA MARQUES AMORIM DOS SANTOS
DATA : 12/03/2024
LOCAL: Ambiente Virtual

BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E ANÁLISE À LUZ DA NOÇÃO DE RELAÇÃO AO SABER

Bem-estar docente, Relação ao Saber, Ensino de Matemática.

O mal-estar docente refere-se a um fenômeno internacional cujos sintomas começaram a se fazer evidentes no início da década de 1980 do século passado. A amplitude de pesquisas mostra os fatores que geram o fenômeno do mal-estar docente, como também o aumento do número de profissionais desta área que adoecem; por isso trazemos a necessidade de ampliar as discussões sobre o bem-estar docente, analisando a luz da teoria de relação ao saber, pois essa investiga a relação que o indivíduo desenvolve consigo mesmo e com o outro segundo. Por isso, temos como ponto de partida o seguinte questionamento: No que diz respeito à noção de Relação ao Saber, de que maneira o bem-estar docente é abordado na produção científica no contexto do ensino de matemática? Sendo assim, construímos como objetivo geral: Analisar o estado de bem-estar do docente de matemática a partir da noção de Relação ao Saber. E para nos auxiliar nessa busca, temos os seguintes objetivos específicos: 1) Mapear a produção científica sobre a abordagem do bem-estar docente; 2) Compreender como o docente de matemática adquire e mantém seu bem-estar na sua prática cotidiana. 3) Discutir como a relação ao saber propicia uma compreensão acerca do bem-estar do professor de matemática. Para atingirmos nosso objetivo escolhemos a utilização de um formato alternativo para a dissertação, o formato multipaper, que consiste em uma coletânea de artigos de fácil disseminação e acesso aos grupos que interessar. Sendo assim esse estudo é composto de três artigos autônomos, mas que se integram compondo a tessitura dessa produção. O primeiro artigo é um estudo exploratório descritivo desenvolvido a partir da perspectiva do Mapeamento em Pesquisa Educacional (especificamente o horizontal), que versará sobre os movimentos de pesquisa acerca do bem-estar docente na produção cientifica no período de 2014 a 2024. O segundo artigo, que é parte de um recorte do mapeamento anteriormente mencionado, busca explorar os estudos existentes e as potenciais pesquisas sobre a temática, a fim de projetar perspectivas de pesquisas futuras acerca do bem-estar do docente de matemática. Diante dos resultados obtidos justificamos nosso problema de pesquisa e propomos, no terceiro artigo, que é compreender como o docente de matemática adquire e mantem seu bem -estar na sua prática, realizando um estudo exploratório de perspectiva empírica, buscando conhecer o professor de matemática. Utilizando como instrumentos metodológicos o questionário e o balanço do saber. Assim, esse trabalho será desenvolvido numa escola pública da cidade de Cupira-PE, e assim, trazer a luz, como o mesmo se encontra no contexto do ensino desta área.

Externa à Instituição - ANNA PAULA DE AVELAR BRITO LIMA
Interno - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Presidente - 1528949 - JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 14:44