Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA CAROLINE AZEVÊDO DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORA CAROLINE AZEVÊDO DE ANDRADE
DATA : 18/03/2024
LOCAL: UFPE CAA

O USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE ATIVIDADES DE ESTUDO E PESQUISA

Atividades de estudo e pesquisa (AEP); Laboratório de Ensino de Matemática (LEM); Práticas Docentes; Teoria Antropológica do Didático.

Diante de várias experiencias vivenciadas desde a formação inicial docente, atrelado as discussões acerca do ensino de matemática em documentos oficiais como a BNCC, em relação do desenvolvimento de algumas habilidades com os discentes e sua participação em atividades de pesquisa, nasce o interesse por esta pesquisa. Por isso, temos como ponto de partida o seguinte questionamento: Qual a relevância de um laboratório de ensino de matemática na prática docente de professores de matemática da Educação Básica em algumas escolas da cidade de Altinho-PE? Sendo assim, construímos como objetivo geral: Propor, elaborar e analisar atividades de estudo e pesquisa (AEP), que envolvem o uso do laboratório de ensino de matemática e os eixos temáticos da BNCC, com professores de matemática da educação básica de escolas de Altinho-PE. E para nos auxiliar nessa busca, temos os seguintes objetivos específicos: 1) Analisar as escolas que possuem laboratórios e os recursos existentes em cada escola. 2) Analisar as praxeologias das Atividades de Estudo e Pesquisas (AEP), criadas por professores de matemática da educação básica, a partir de uma questão geratriz, dada. E 3) Analisar as dialéticas das AEP construídas pelos professores a partir de uma AEP modelo. Para desenvolver o trabalho, nos debruçamos no referencial teórico da TAD, com as ferramentas de Praxeologias Didáticas e Matemáticas, as AEP e as dialéticas, para que ao final, possamos compreender como se deu essa construção e sua relevância. Desse modo, nossa pesquisa é de abordagem qualitativa conforme Flick, com objetivos de características exploratório e descritivo segundo Gil e Andrade. Assim, esse trabalho será desenvolvido numa escola pública da cidade de Altinho-PE, sendo dividido em três oficinas para que através delas, haja a apresentação e discussão do tema e a construção dos dados.

Dessa forma, nos apoiamos nos eixos temáticos da BNCC de maneira geral para propor aos professores a elaboração de AEP, a partir de recursos do LEM.

Presidente - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Interno - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Externa à Instituição - MARILENA BITTAR - UFMS
Notícia cadastrada em: 08/03/2024 09:10