Situações Adidáticas e a Metacognição: uma proposta didática envolvendo grandezas e medidas.
Situação Didática, Metacognição, Situação Adidática, Grandezas e Medidas.
RESUMO
Este estudo tem como objetivo analisar o comportamento dos alunos a partir de situações-problemas que tratam de grandezas e medidas, com características de situações adidáticas e movimentos metacognitivos. Nesse sentido, optamos pelos referenciais teóricos da Teoria das Situações Didáticas, tendo como suporte as situações adidáticas, e também o referencial sobre a metacognição na sala de aula, que nos dão total suporte para compreender um pouco de como poderá acontecer o processo. Nosso estudo é de cunho qualitativo e será realizado com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal da cidade de Campina Grande – PB. Para atender aos objetivos desta pesquisa, iniciaremos a investigação com a aplicação de um questionário e de uma entrevista com os alunos, para tentar entender qual a relação, ou a proximidade que eles possuem com a resolução de situações problemas e a metacognição. No terceiro momento, pretendemos realizar a primeira atividade envolvendo resolução de problemas envolvendo grandezas e medidas e explicando cada momento das situações adidáticas (Ação, formulação, validação e institucionalização). Em seguida daremos inicio a análise de dados.