UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
Concepção acerca da astronomia; ABP; Ensino de Ciências.
A astronomia pode ser compreendida como um ramo da ciência que estuda os corpos celestes e os fenômenos que acontecem fora da terra. Dentre estes estudos, destacam-se a evolução estelar, características físicas, químicas, movimentos de objetos celestes, satélites naturais, planetas, estrelas, galáxias etc., bem como, a origem e desenvolvimento do universo. Nesse sentido, a astronomia é uma área de destaque no ensino de ciências em virtude da facilidade em despertar a curiosidade dos alunos. No entanto, muitas vezes o ensino dessa área é realizado através de um método tradicional e conceitual, o que pode provocar dificuldades conceituais, a persistência de concepções alternativas ou de explicações incompletas presentes nas concepções dos alunos sobre conceitos astronômicos. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo investigar como a Aprendizagem Baseada em Problemas pode contribuir para a aprendizagem de conceitos astronômicos com alunos do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados serão obtidos através da Aprendizagem baseada em problemas, sendo dividida em sete etapas, a saber: Leitura do problema; Identificação do problema; Brainstorming; Análise e estruturação dos resultados; Objetivos de aprendizagem; Investigação individual; Discussão das descobertas. Portanto, a pesquisa será realizada em um colégio de rede particular de ensino do munícipio de Caruaru, no agreste de Pernambuco, contando com o total de 8 participantes voluntários pertencentes ao ensino fundamental II.