Banca de QUALIFICAÇÃO: MILTON DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILTON DA SILVA SANTOS
DATA : 11/03/2024
LOCAL: Bloco L

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Concepção acerca da astronomia; ABP; Ensino de Ciências.

A astronomia pode ser compreendida como um ramo da ciência que estuda os corpos celestes e os fenômenos que acontecem fora da terra. Dentre estes estudos, destacam-se a evolução estelar, características físicas, químicas, movimentos de objetos celestes, satélites naturais, planetas, estrelas, galáxias etc., bem como, a origem e desenvolvimento do universo. Nesse sentido, a astronomia é uma área de destaque no ensino de ciências em virtude da facilidade em despertar a curiosidade dos alunos. No entanto, muitas vezes o ensino dessa área é realizado através de um método tradicional e conceitual, o que pode provocar dificuldades conceituais, a persistência de concepções alternativas ou de explicações incompletas presentes nas concepções dos alunos sobre conceitos astronômicos. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo investigar como a Aprendizagem Baseada em Problemas pode contribuir para a aprendizagem de conceitos astronômicos com alunos do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados serão obtidos através da Aprendizagem baseada em problemas, sendo dividida em sete etapas, a saber: Leitura do problema; Identificação do problema; Brainstorming; Análise e estruturação dos resultados; Objetivos de aprendizagem; Investigação individual; Discussão das descobertas. Portanto, a pesquisa será realizada em um colégio de rede particular de ensino do munícipio de Caruaru, no agreste de Pernambuco, contando com o total de 8 participantes voluntários pertencentes ao ensino fundamental II.

Presidente - 1385502 - ANA PAULA FREITAS DA SILVA
Interna - 1199128 - TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
Externa ao Programa - 1279571 - KATIA APARECIDA DA SILVA AQUINO - UFPE
Notícia cadastrada em: 04/03/2024 16:50