Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIANE ALMEIDA DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIANE ALMEIDA DE MELO
DATA : 13/03/2024
LOCAL: Remota - Google Meet

Uma investigação sobre as eletivas de astronomia no ensino médio da rede pública do agreste pernambucano

Astronomia; eletiva; Novo Ensino Médio; curiosidade.

Este trabalho visa analisar as disciplinas eletivas de Astronomia ministradas para o Novo Ensino Médio (NEM) na rede estadual de educação de Pernambuco, implementado a partir da Lei nº 13.415/2017. A pesquisa busca responder a pergunta: o que e como ensinar astronomia em uma disciplina eletiva para o Ensino Médio?. Sendo assim, o presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo-explicativo. Quanto à coleta de dados e às fontes de informação, esta pesquisa procura estabelecer um diálogo entre os documentos e os sujeitos participantes da eletiva (estudantes e professores). Após um levantamento em conjunto com a Gerência Regional de Educação Agreste Centro Norte (GRE), identificando escolas que ofereceram eletivas da disciplina de Astronomia nos anos de 2022 e 2023 - que totalizaram 680 eletivas - pretende-se analisar os conteúdos considerados importantes pelos docentes e as referências bibliográficas utilizadas. Além disso, serão conduzidas entrevistas semiestruturadas com uma amostragem de 5 professores que propuseram a disciplina eletiva, e 10 alunos que participaram ativamente desse ambiente de aprendizagem, com o objetivo de compreender como essas disciplinas são planejadas e ministradas, e como isso influencia na motivação e curiosidade dos entrevistados, relacionando-as com as concepções de curiosidade ingênua e epistemológica propostas por Paulo Freire.

Presidente - 1199128 - TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
Interno - 1279093 - JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
Externa à Instituição - FLÁVIA POLATI FERREIRA - UFRN
Notícia cadastrada em: 04/03/2024 15:18