Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE FRANCA DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE FRANCA DE ANDRADE
DATA : 12/03/2024

MODELOS COSMOLÓGICOS: interfaces entre astronomia e artes no Ensino Médio

Astronomia; Ensino Médio; Ciência e Arte

O presente trabalho visa desenvolver e relatar uma possível abordagem no ensino de física do ensino médio, em uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo um diálogo entre artes e ciências. Especificamente pretendemos focar nos aspectos da Astronomia e dos modelos cosmológicos e como estes podem ser trabalhados em sala de aula, trazendo a relevância do contexto cultural, histórico e social para a construção de um conhecimento mais complexo e menos fragmentado. A proposta visa a evolução da Astronomia em si como uma construção coletiva da humanidade através do pensamento científico, fazendo uma ponte com o papel importante das representações artísticas, tanto relativas à época no qual este conhecimento foi construído como suas influências no nosso contemporâneo. Dessa maneira, essa pesquisa questiona-se: Como a relação de Astronomia e Artes podem auxiliar na compreensão e interpretação dos modelos cosmológicos ao longo da história por estudantes do ensino médio?

Presidente - 1279093 - JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
Interno - 2527886 - AUGUSTO CESAR LIMA MOREIRA
Externo à Instituição - EMERSON FERREIRA GOMES - IFSP
Notícia cadastrada em: 04/03/2024 15:06