Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA BRAZ DE MESQUITA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA BRAZ DE MESQUITA
DATA : 14/03/2024
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS PODCASTS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS RELACIONADO À TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Podcasts; Formação de Professores; Relações étnico raciais


PÁGINAS: 25
RESUMO:

Este projeto de pesquisa possui o objetivo de analisar a influência dos podcasts, como ferramenta pedagógica facilitadora de uma formação continuada de professores de ciência sobre a temática das relações étnico-raciais. Os podcasts segundo Novais e Issa (2020) promovem habilidades que ultrapassam a troca de palavras, textos, áudios ou imagens, seu alcance atinge nossas ideias, desejos, sentimentos, por isso são tão relevantes para o ensino e o aprendizado. Em especial, quando o tema é aprendizado de professores de ciências sobre as relações étnico-raciais, visto que mesmo sendo responsabilidade desses docentes relacionar os conhecimentos de matriz africana e afrobrasileira com os conhecimentos do currículo do ensino básico, para que se desenvolva no estudante uma educação antirracista e transformadora (Santos, 2023). Esses professores sofrem com inúmeras fatores que dificultam seu papel transformador e antirracista na sala de aula como carga horária excessiva, jornada dupla ou tripla de trabalho, salas de aulas superlotadas e falta de profissionais qualificados para organizar, planejar e gerenciar os programas de formação (Freitas; Pacífico, 2020). Desta forma, essa pesquisa buscar investigar a influência dos podcasts no cenário formativo descrito, tomando como lente teórica o “pensamento ecológico” de Tim Ingold, o qual afirma que a formação de novas “habilidades”, ou seja, novos saberes, acontece devido a interação ativa do sujeito com os fenômenos do mundo e pela teoria do “aprendizado experimental “de Robin Usher, a qual fundamenta que o aprendizado em adulto acorre de forma ambivalente e dotada de vários significados. Como caracterização desse estudo, podemos defini-lo como uma pesquisa tipo descritivo e de abordagem mista, ou seja, quali-quantitativa, e com planejamento metodológicos dividido em três etapas: pré-produção; produção do podcast; e pós-produção. Na etapa de pré-produção, serão realizadas formações presenciais com a mostra de 20 professores de ciências, que atuam no ensino público no município de Paudalho-PE.  Na etapa de produção do podcast, a pesquisadora com os dados coletados na formação presencial vai desenvolver dez (10) arquivos de áudio para compor os episódios do podcast educativo, na etapa de pós-produção. Os podcasts desenvolvidos para formação complementar serão disponibilizados de forma progressiva para o grupo de professores, no período de nove (9) semanas. Assim, com o planejamento desses passos metodológicos, é esperado que por meio da análise dos dados coletados seja possívelinvestigar os  podcasts como instrumento formativo de professores. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2937706 - MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
Externa à Instituição - PAULA VANESSA BERVIAN
Externa à Instituição - MARIA DALVANEIDE DE OLIVEIRA ARAUJO - FPS
Externo à Instituição - WELSON BARBOSA SANTOS - UFU
Notícia cadastrada em: 04/03/2024 15:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07