Banca de QUALIFICAÇÃO: CALINE LARISSA LIMA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CALINE LARISSA LIMA DOS SANTOS
DATA : 12/03/2024
LOCAL: virtual

MODELAGEM USANDO SOFTWARES EDUCACIONAIS GRATUITOS EM AULAS DE FÍSICO-QUÍMICA: Potencializando a aprendizagem na perspectiva de Johnson-Laird

Softwares educacionais. Físico-Química. Ensino Fundamentado em Modelagem. Modelos e Modelagem

A presente pesquisa se caracteriza como sendo um estudo acerca da aplicação de uma sequência didática em uma turma de 2° ano do Ensino Médio na disciplina de Química de uma escola pública de Pesqueira PE. Tendo como objetivo investigar as potencialidades do uso dos softwares educacionais gratuitos na (re) modelagem de significados referente a aprendizagem de conteúdos de Físico-Química. A pesquisa possui caráter qualitativo, a partir do que diz Oliveira (2007), possibilita o aprofundamento na análise a respeito dos dados, buscando explicar o significado deles. Na coleta de dados os instrumentos utilizados serão a observação participante, questionários e uso de modelos mentais. A construção dos dados dessa pesquisa será feita a partir de oito momentos de encontros presenciais, em que serão desenvolvidas atividades com os estudantes, seguidos de momentos de utilização dos softwares educacionais Ludo Químico, PhET Interactive Simulations e Chemistry Quiz e construção de modelos mentais com os participantes. Os instrumentos para registro dos dados serão sistematizados pelo método da análise do conteúdo de Bardin (2011) em que os dados da pesquisa são verificados de forma interpretativa destacando suas vivências e relacionando-as com o que se está sendo pesquisado. A importância da pesquisa se dá em poder colaborar com futuras investigações que se relacionem ao ensino do conteúdo de Físico-Química através da modelagem desses conceitos, a partir da teoria de Johnson-Laird, fazendo-se uso de softwares educacionais gratuitos.

Presidente - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
Interna - 1385502 - ANA PAULA FREITAS DA SILVA
Externa à Instituição - HELAINE SIVINI FERREIRA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 29/02/2024 09:37