Banca de DEFESA: MARCOS ANTONIO COELHO JUNIOR

DISCENTE: MARCOS ANTONIO COELHO JUNIOR
DATA : 29/02/2024

A UTILIZAÇÃO DO PERFIL CONCEITUAL DE ÁTOMO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Teoria do Perfil Conceitual. Sequência Didática. Átomos.

Entendemos a importância que o estudo sobre átomos, modelos atômicos e conteúdos afins apresentam não só para a Química, mas também para a Ciência. Ao mesmo tempo, verificamos que o estudante que chega ao Ensino Médio, em sua maioria não apresenta as competências e as habilidades que, em teoria, deveriam ter sido consolidadas na etapa anterior de ensino. Na EJA, a realidade não é diferente, se não pior, devido a todos os implicações que envolvem a maioria dos estudantes desta modalidade de ensino, como a vulnerabilidade social, a responsabilidade financeira e familiar, além da desigualdade racial, econômica e de gênero, fatores estes que quando somados ao sentimento de culpa que muitos carregam por não ter concluído os estudos na época oportuna, acabam, muitas vezes, levando a evasão escolar. Tendo essas problemáticas em vista, não é difícil perceber a extrema necessidade da inserção de metodologias diferenciadas, que contribuam com um ensino de Ciências e que envolva o estudante como protagonista do seu próprio conhecimento e agente ativo do processo, possibilitando a aprendizagem contínua dos conceitos científicos numa perspectiva de uma formação crítica cidadã. É neste contexto de busca de estratégias didáticas a fim de contribuir para a melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem em sala de aula, que este trabalho elaborou, analisou e validou uma sequência didática baseada na teoria dos perfis conceituais, proposta por Mortimer, para trabalhar o conceito de átomo em estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A proposta de elaboração da SD foi baseada nos princípios de Zabala e Méheut, e sua estruturação bebeu da fonte dos 3 Momentos Pedagógicos estabelecidos por Delizoicov e Angotti, Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento, respectivamente, os quais serviram como guia para a organização lógica no desenvolvimento das atividades. Na SD priorizamos atividades com debates, aulas expositivas dialogadas, apresentação de vídeos e resolução de Situações-problema, utilização de um simulador virtual e dinâmicas, na perspectiva de desenvolver a aprendizagem mediante as dimensões pedagógica e epistemológica do modelo de Méheut. A análise das atividades desenvolvidas na SD foi embasada nos próprios referenciais teóricos assim como em outros autores que ajudaram a fortalecer os argumentos. A validação, a priori, foi realizada seguindo os critérios estabelecidos por Guimarães e Giordan e modificado por Freitas que consta de categorias de análise visando definição do resultado a partir de critérios, sendo eles mais que suficiente, suficiente e insuficiente, válidas para cada categoria e, também, para uma classificação final. Por fim, acreditamos no potencial pedagógico que Teoria dos Perfis Conceituais oferece como ferramenta de construção de significados para os conceitos científicos e engajamento dos estudantes através de atividades bem planejadas, estruturação, análise do conhecimento científico e aprendizagem dos conceitos químicos em sala de aula.

Interno - 1279093 - JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
Presidente - ***.741.594-** - JOSE EUZEBIO SIMOES NETO - UFRPE
Externo ao Programa - 2495595 - RICARDO LIMA GUIMARAES - UFPE
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 10:28