ANÁLISE DAS DIMENSÕES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: uma experiência a partir da utilização da abordagem STEAM
Alfabetização Científica; Abordagem STEAM; Metodologias Ativas; Ensino de Saúde Pública.
Aulas expositivas, em que o professor fala e escreve a matéria no quadro enquanto os alunos escutam e copiam já não tem mais espaço em um século onde as inovações tecnológicas e científicas estão ao alcance e atraem a atenção de todos. Além disso, as metodologias tradicionais têm sido pouco eficientes para ajudar o aluno a aprender a pensar, refletir, criar com autonomia soluções para as situações práticas, para os problemas que enfrenta. Para tanto, o presente estudo aborda a contribuição da abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para o alcance das dimensões da alfabetização científica. Nesse sentido, o estudo tem como questionamento central:quais contribuições das práticas pedagógicas baseadas na abordagem STEAM podem apresentar para fomentar a alfabetização científica em estudantes do ensino médio na temática de saúde pública? Na direção de responder a esse questionamento, tem-se como objetivo geral, analisar a influência da Abordagem STEAM no processo de alfabetização científica entre alunos do ensino médio de escolas públicas na temática de saúde pública. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, a qual estará fundamentada quanto aos procedimentos como uma pesquisa - ação. A pesquisa será realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Guedes Alcoforado, localizada no bairro do Varadouro, na cidade de Olinda - PE. A pesquisa tem como pressuposto a utilização da abordagem STEAM para o ensino da temática de saúde pública, a qual visará contribuir significativamente para as dimensões da alfabetização científica e conscientização dos alunos sobre os problemas de saúde pública, em especial os existentes na comunidade escolar e entornos.