Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIZE DE LIMA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIZE DE LIMA DA SILVA
DATA : 13/03/2024
LOCAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE MATEMÁTICA INCLUSIVO: Desenho Universal para Aprendizagem e uso

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE MATEMÁTICA INCLUSIVO: Desenho Universal para Aprendizagem e uso de jogos como proposta de trabalho com alunos surdos no ensino regular

Educação Matemática, Aluno Surdo, Desenho Universal para Aprendizagem, Formação de professores.

Os debates feitos na academia sobre a necessidade de uma formação de professores mais voltada à educação inclusiva, especificamente, do ensino de Matemática para alunos surdos, demandam uma compreensão sobre a formação desses profissionais que reconheça as especificidades dos alunos e suas formas de aprender. O professor ao buscar conhecer as diferenças entre seus alunos e desenvolver em sala de aula métodos para que todos aprendam nos provocaram e foram elementos geradores de nossas inquietações. Por isso, nos propomos discutir o uso do Desenho Universal para Aprendizagem que aliado aos jogos matemáticos podem contribuir para o ensino e a aprendizagem de Matemática de maneira colaborativa ente professores e alunos. Disto surge a nossa questão de pesquisa: de que maneira licenciandos em Matemática desenvolvem, por meio de jogos em uma perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), o ensino de Matemática inclusivo para trabalhar com alunos com surdez?  Tendo como objetivo geral: refletir sobre o desenvolvimento de práticas de ensino para trabalhar com alunos surdos por licenciandos do curso de Matemática por meio do uso de jogos em uma perspectiva do DUA, a partir de um projeto de extensão pautado na educação inclusiva. Para dar conta desse objetivo geral traçamos três objetivos específicos: i) Analisar como licenciandos no final do curso de Licenciatura em Matemática pensam o trabalho com alunos surdos em sala de aula regular em relação ao ensino de conteúdos matemáticos; ii) Analisar o desenvolvimento dos licenciandos, durante a extensão, sobre a utilização de jogos matemáticos inclusivos pautados na perspectiva do DUA no ensino de alunos surdos em salas regulares; iii) Avaliar a importância que as informações e ações desenvolvidas no projeto de extensão podem exercer na formação profissional desses licenciandos para o ensino de alunos surdos. A metodologia da pesquisa terá uma abordagem qualitativa; em relação a seus objetivos, trata-se de uma pesquisa explicativa e sobre os procedimentos consistirá em uma pesquisa-ação. Para a coleta e produção dos dados utilizaremos questionários que serão aplicados durante um projeto de extensão que será oferecido pela pesquisadora e terá como participantes licenciandos em Matemática da UFPE – CAA que se encontram no último ano da graduação. Além das respostas aos questionários serão analisados os jogos matemáticos desenvolvidos por eles e apresentados no último encontro do projeto de extensão, que deverão ser adaptados de acordo com os fundamentos do DUA.

Presidente - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Interno - ***.027.667-** - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFPE
Externa à Instituição - KALLINE FLÁVIA SILVA DE LIRA - UNEB
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 08:22