Banca de DEFESA: REGIVAN DE LIMA NOGUEIRA

DISCENTE: REGIVAN DE LIMA NOGUEIRA
DATA : 28/02/2024
LOCAL: CAA

AS DECISÕES DIDÁTICAS DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Decisões Didáticas, Inclusão, Deficiência Intelectual, Matemática, Mapeamento.

A atividade dos professores vai além da sala de aula, as decisões didáticas tomadas por eles têm um papel crucial no processo de ensino, inclusive por serem importantes autores no processo de inclusão escolar. Nesse sentido, o presente estudo objetivou-se a identificar os fatores que influenciam nas decisões didáticas dos professores de matemática e as consequências dessas decisões na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE). Para isso, propôs-se a realização de uma dissertação no formato multipaper para maior divulgação dos resultados de pesquisa junto a múltiplos sujeitos. Assim, elaboraram-se três artigos. No artigo I, foi feito um estudo de natureza bibliográfica, tendo como metodologia o mapeamento horizontal e vertical, em que foram mapeadas pesquisas (artigo, teses e dissertações) relacionadas às decisões didáticas, assim, foi possível perceber que cada vezes mais, pesquisadores ligados à didática da matemática têm se debruçado sobre a atividade do professor. No artigo II, foi realizado o mapeamento horizontal, onde se mapiou as pesquisas (teses e dissertações) na área de educação matemática ligadas ao processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual. Nesse estudo, constatou-se que a região sul é hegemônica na produção de teses e dissertações, com base nos critérios que foram utilizados, além disso, constatou-se que mais da metade dos estudos foram feitos em programas de pós-graduação ligados ao ensino/educação matemática. Isso pode revelar certo interesse dos programas ligados a essa área sobre o tema em questão. Por fim, no artigo III, teve por objetivo investigar a atividade docente, identificando as decisões didáticas do professor de matemática e os fatores que as influenciam e suas consequências no processo de inclusão escolar, dessa forma, foram utilizados como instrumentos de coletas de produção de dados, entrevista e diário de bordo. A partir deste estudo, foi possível identificar as decisões didáticas do professor de matemática, os fatores que as influenciaram e suas implicações para o processo de inclusão de alunos com NEE, mas especificamente, com deficiência intelectual. Nesse sentido, percebeu-se que muitas dessas decisões didáticas, caminhavam para o processo de integração, já que o estudante com DI não era submetido ao mesmo conteúdo dos demais. Ainda, verificamos a predominância dos fatores do tipo epistêmico nos diferentes níveis da atividade do professor considerado neste estudo, ou seja, nível +3, +2, +1 e 0.

Interno - 1528949 - JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ CAVALCANTE
Presidente - ***.027.667-** - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFPE
Notícia cadastrada em: 27/02/2024 10:37