Banca de QUALIFICAÇÃO: EGON ADAHIL FERREIRA MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EGON ADAHIL FERREIRA MARTINS
DATA : 14/03/2024
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO:

O JOGO DARA NIGERIANO: Uma proposta para ensino de álgebra numa perspectiva do conhecimento cultural africano contemplando vivências na formação do professor de matemática  


PALAVRAS-CHAVES:

ensino de álgebra; DARA NIGERIANO; formação do professor de matemática


PÁGINAS: 30
RESUMO:

A publicação da Lei no 10.639/03 que incluiu o ensino da História e Cultura Afro-
Brasileira na Educação Básica trouxe consigo um grande desafio para a Educação Matemática. Tendo em vista tal obrigatoriedade a referida pesquisa aborda a importância do reconhecimento da cultura afro-brasileira e indígena na educação básica, especialmente no ensino da história e da Matemática. Assim sendo, objetivo deste estudo é discutir a utilização de jogos de tabuleiro de matrizes africanas, como o Dara Nigeriano, como ferramentas pedagógicas para o ensino de conceitos matemáticos, visando promover uma conexão entre os alunos e a cultura africana. Além disso, enfatiza a importância da formação de professores para uma abordagem mais inclusiva e sensível à diversidade cultural brasileira. A pesquisa busca responder à questão sobre como integrar práticas pedagógicas que valorizem a cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e lúdica no ensino para promover uma educação mais equitativa e culturalmente sensível.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Interno - 2937706 - MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
Externa ao Programa - 2894033 - CRISTIANE DE ARIMATEA ROCHA - UFPEExterno à Instituição - ANNE MICHELLE DYSMAN GOMES - UFF
Notícia cadastrada em: 27/02/2024 09:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05