O JOGO DARA NIGERIANO: Uma proposta para ensino de álgebra numa perspectiva do conhecimento cultural africano contemplando vivências na formação do professor de matemática
ensino de álgebra; DARA NIGERIANO; formação do professor de matemática
A publicação da Lei no 10.639/03 que incluiu o ensino da História e Cultura Afro-
Brasileira na Educação Básica trouxe consigo um grande desafio para a Educação Matemática. Tendo em vista tal obrigatoriedade a referida pesquisa aborda a importância do reconhecimento da cultura afro-brasileira e indígena na educação básica, especialmente no ensino da história e da Matemática. Assim sendo, objetivo deste estudo é discutir a utilização de jogos de tabuleiro de matrizes africanas, como o Dara Nigeriano, como ferramentas pedagógicas para o ensino de conceitos matemáticos, visando promover uma conexão entre os alunos e a cultura africana. Além disso, enfatiza a importância da formação de professores para uma abordagem mais inclusiva e sensível à diversidade cultural brasileira. A pesquisa busca responder à questão sobre como integrar práticas pedagógicas que valorizem a cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e lúdica no ensino para promover uma educação mais equitativa e culturalmente sensível.