Banca de DEFESA: JOÃO PAZ LIMA JUNIOR

DISCENTE: JOÃO PAZ LIMA JUNIOR
DATA : 28/02/2024
LOCAL: Google Meet https://meet.google.com/oym-rdbp-weh

CONTRIBUIÇÕES DE UMA UEPS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE OXIDAÇÃO DA FUNÇÃO ÁLCOOL – UM ESTUDO DE CASO”,

aprendizagem significativa; ensino de química; experimentação problematizadora; aprendizagem baseada em problemas; funções oxigenadas

São inúmeros os relatos de alunos que apresentam dificuldades em aprender os conceitos químicos durante o ensino médio. Da mesma forma, os professores por muitas vezes não conseguem encontrar uma metodologia que contribua para amenização deste problema. Com isso, a presente pesquisa propõe compreender os processos cognitivos desencadeados por uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) pautada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e ambientada em uma experimentação problematizadora, voltada ao ensino do conteúdo de funções oxigenadas em turmas do 3° ano do ensino médio, em uma escola pública pertencente ao programa de educação integral da rede estadual de Pernambuco. As funções orgânicas oxigenadas englobam um grupo de substâncias que são essenciais ao cotidiano das pessoas, sendo substâncias que apresentam uma vasta aplicabilidade que vai do etanol, como combustível até flavorizantes, essenciais para a indústria alimentícia. Essa aplicabilidade favorece a construção de contextos para os problemas, aproximando a mobilização dos conteúdos escolares em situações cotidianas dos estudantes. Para tanto, serão coletados dados no decorrer da elaboração coletiva de mapas conceituais, construídos mediante as discussões pertinentes à prática experimental proposta, considerando-se como instrumentos tanto os mapas conceituais produzidos quanto as gravações em vídeo do processo. Tais dados serão submetidos à uma análise qualitativa, cujo os parâmetros serão fundamentados em Lemos e Moreira (2011). Sendo assim almeja-se que, uma vez entendendo-se os processos mentais possibilitados por ações dessa natureza, seja possível orientar ações didáticas que contribuam para que o ensino de química seja mais dinâmico, em sala de aula, favorecendo uma aprendizagem baseada em significados, que dialogue com fenômenos químicos presentes em seu cotidiano.

Presidente - 1385502 - ANA PAULA FREITAS DA SILVA
Interna - 1813146 - KATIA CALLIGARIS RODRIGUES
Externo à Instituição - CRISTIANO DE ALMEIDA CARDOSO MARCELINO JÚNIOR - UFRPE
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 15:33